Autoridades espanholas avançam com explicações preliminares. Rebentamento de pneu e incêndio na A-52 estarão na origem da tragédia que vitimou os dois irmãos
A tragédia que abalou o país e o mundo do desporto começa agora a ser esclarecida. As autoridades espanholas revelaram detalhes cruciais sobre o acidente de viação que vitimou Diogo Jota, de 28 anos, jogador do Liverpool FC, e o irmão, André Silva, de 25, atleta do FC Penafiel. O violento acidente ocorreu na madrugada da passada quinta-feira, 3 de julho, ao quilómetro 65 da autoestrada A-52, na província de Zamora, Espanha.
Segundo a investigação preliminar da Guardia Civil, os dois irmãos seguiam num Lamborghini em direção a Santander, onde Diogo Jota deveria embarcar num barco para Inglaterra. A viagem foi planeada por via terrestre devido a restrições médicas — o jogador tinha sido desaconselhado a viajar de avião, na sequência de uma cirurgia pulmonar recente.
Rebentamento de pneu e incêndio fatal
As autoridades espanholas apontam como provável causa do acidente o rebentamento de um dos pneus da viatura. O despiste terá ocorrido durante uma manobra de ultrapassagem, resultando numa saída de estrada abrupta. Após o embate, o veículo incendiou-se, ficando completamente destruído, não dando qualquer hipótese de fuga ou sobrevivência aos dois ocupantes.
O piso degradado da A-52, já conhecido por registar diversos acidentes ao longo dos anos, poderá ter sido um fator adicional para a perda de controlo da viatura.
Tragédia no auge da felicidade
Diogo Jota e André Silva perderam a vida apenas 11 dias depois do casamento do internacional português com Rute Cardoso, companheira de longa data e mãe dos seus três filhos pequenos. A mais nova tem apenas sete meses.
O casal, que se conheceu ainda nos tempos de escola, tinha acabado de celebrar um dos momentos mais felizes das suas vidas. A dor da perda, tanto no mundo do desporto como entre os fãs e familiares, é profunda.
Cerimónias fúnebres
O velório dos dois irmãos decorre esta sexta-feira, a partir das 16h00, na Igreja Matriz de Gondomar. O funeral está marcado para sábado, às 10h00, numa cerimónia que se antevê marcada por uma forte comoção nacional.
O embate ocorreu poucas horas depois de Diogo Jota ter partilhado nas redes sociais uma homenagem ao seu casamento recente, tornando ainda mais triste e chocante a perda precoce do talentoso futebolista e do irmão.
A notícia tem mobilizado diversas reações de personalidades e fãs, que prestam homenagem e lamentam a trágica partida de Diogo Jota e André Silva, cuja vida foi interrompida numa viagem que deveria ser apenas mais uma deslocação entre Espanha e Portugal.