Equipa da 5ª divisão recebe apoio de 500 Portugueses por causa de um Podcast
O futebol, por vezes, reserva histórias verdadeiramente insólitas. A mais recente aconteceu na região da Extremadura, em Espanha, onde uma comitiva de cerca de 500 portugueses se deslocou para apoiar o modesto Jerez CF, equipa que milita na quinta divisão espanhola. O mais surpreendente? Este movimento nasceu de uma brincadeira num popular podcast português.
Tudo começou no ‘Falsos Lentos’, um podcast apresentado pelos humoristas Diogo Batáguas, Manuel Cardoso e Carlos Coutinho Vilhena. Numa das emissões, a ausência de um dos elementos do programa deu azo a uma brincadeira dos colegas, que questionaram o seu paradeiro. A resposta, “Estou num almoço de família em Jerez de los Caballeros”, desencadeou uma série de piadas sobre a suposta inexistência da localidade. “É uma terra inventada, é hilariante”, brincou-se no ar.
A brincadeira ganhou contornos inesperados quando um ouvinte do podcast ofereceu aos apresentadores uma camisola do Jerez CF, um clube da pequena cidade de Jerez de los Caballeros, na província de Badajoz. A partir desse momento, a ideia de torcer pelo clube espanhol começou a germinar entre os membros do ‘Falsos Lentos’.
O impacto da brincadeira estendeu-se às redes sociais. O Jerez CF viu o seu número de seguidores no X (antigo Twitter) disparar de 600 para quase 10 mil, um crescimento exponencial impulsionado pela curiosidade e pelo apoio dos ouvintes do podcast.
A ligação entre o podcast português e o clube espanhol tornou-se ainda mais forte quando o Jerez CF convidou os apresentadores a visitar a cidade e gravar um episódio do ‘Falsos Lentos’ no local. “Sugeriram-nos que gravássemos um podcast aqui e disseram-nos que iam tentar organizar uma excursão para os fãs do programa virem a Jerez. E marcámos uma data, 12 de abril, porque achámos que era uma boa altura para visitar a cidade na Páscoa”, explicou Manuel Fernández, vice-presidente do clube, em declarações ao jornal Marca.
E assim, o impensável tornou-se realidade. No passado sábado, cerca de quinhentos portugueses, provenientes de Lisboa, Porto e outras regiões do país, fizeram a longa viagem até Jerez de los Caballeros. Vestidos com as cores verde e preta do Jerez CF, munidos de bandeiras e instrumentos musicais, esta claque improvável viveu intensamente o ambiente pré-jogo. Desfrutaram de uma paella e de música de DJs, antes de se dirigirem para as bancadas do pequeno estádio local.
Durante a partida frente ao Montijo, que terminou empatada a zero, os adeptos portugueses fizeram-se ouvir com cânticos ruidosos e um apoio entusiasta à equipa da casa. Apesar do resultado, o dia acabou por ser memorável para todos os envolvidos, numa demonstração de como uma brincadeira pode criar laços inesperados através do desporto.
“Esperamos que seja o início de uma amizade duradoura. Eles ficaram encantados e a nossa intenção é continuar com estes encontros hispano-portugueses”, afirmou Francisco Javier Flores, presidente do Jerez CF, demonstrando o entusiasmo do clube com esta inusitada ligação a Portugal. Esta história peculiar é um testemunho da capacidade do futebol em unir pessoas e gerar momentos únicos, mesmo que a origem seja uma simples brincadeira num podcast.