Rui Costa diz-se: “orgulhoso pela vitalidade democrática do clube”
Rui Costa publicou uma mensagem no site oficial do Sport Lisboa e Benfica após a divulgação dos resultados da primeira volta das eleições, que terminou com a sua vitória.
“Quero, enquanto presidente do Sport Lisboa e Benfica, expressar o meu profundo orgulho pela vitalidade democrática do nosso clube. O Sport Lisboa e Benfica e os seus sócios deram, uma vez mais, uma plena demonstração da sua inigualável grandeza – em Portugal e no mundo. Estabelecemos um novo recorde mundial num dia intenso de democracia, pluralismo e respeito pela história e pelos valores do Sport Lisboa e Benfica”, lê-se.
Na mesma nota, Rui Costa fez questão de enaltecer todos os envolvidos no processo eleitoral:
“Foi, também, um dia de inexcedível demonstração de profissionalismo e de paixão pelo clube por parte de todos os colaboradores que tornaram possível que um ato eleitoral de dimensão tão extraordinária decorresse com inesquecível lisura e exemplaridade. Em nome pessoal e da Direção que tenho a honra de liderar, expresso o meu sincero agradecimento a todos os Sócios, a todas as candidaturas e a todas as pessoas envolvidas neste ato eleitoral, que ficará para sempre inscrito como um dos momentos mais marcantes da história do nosso Sport Lisboa e Benfica”, acrescentou Rui Costa.
A eleição presidencial do Benfica seguirá agora para uma segunda volta, na qual Rui Costa e João Noronha Lopes disputarão a liderança do clube. O atual presidente obteve 42,13% dos votos, enquanto Noronha Lopes arrecadou 30,26%. Como nenhum dos seis candidatos alcançou a maioria absoluta (mais de 50%), a decisão final ficará marcada para o próximo dia 8 de novembro, definindo quem liderará o clube no quadriénio 2025-2029.
Os restantes candidatos foram Luís Filipe Vieira, antigo presidente do clube, com 13,86%, João Diogo Manteigas com 11,48%, Martim Mayer com 2,10%, e Cristóvão Carvalho com 0,18%.
Estas eleições ficam ainda marcadas pela participação recorde: 85.422 sócios votaram, correspondendo a 1.767.676 votos, mais do dobro dos registados em 2021 (40.085). Nesse ano, Rui Costa tinha sido eleito pela primeira vez, superando Francisco Benitez.










