A jovem promessa da formação do Real Madrid despede-se dos relvados, mas não das lições do desporto que o formou
Marc Cucalón, anunciou ontem a retirada definitiva dos relvados aos 19 anos, uma decisão ditada por uma infecção que complicou gravemente a sua recuperação de uma lesão. Cucalón, com um estilo de jogo comparado ao de Xabi Alonso e potencial para ser uma estrela do meio-campo, enfrentou nos últimos dois anos uma dura batalha contra um problema de saúde que lhe roubou a possibilidade de continuar a carreira.
Lesão Grave e Complicações
A lesão inicial, sofrida em setembro de 2022 durante um jogo da Youth League contra o Celtic, foi o início de um longo e penoso processo de reabilitação. Na sequência da cirurgia ao ligamento cruzado do joelho, Cucalón foi vítima de uma infeção bacteriana que atacou a cartilagem da articulação, tornando qualquer tentativa de regresso praticamente impossível. Com 796 dias de luta desde o fatídico jogo, Cucalón admitiu que não houve outra escolha senão encerrar o capítulo da sua curta carreira futebolística.
Uma Despedida Sentida, Mas Não Triste
Numa mensagem emocionada nas redes sociais, o jovem agradeceu a oportunidade de ter representado o Real Madrid, lembrando com carinho os valores e aprendizagens que levará para sempre consigo. “Cheguei à cantera do Real Madrid como um menino carregado de sonhos e fui muito, muito feliz. A vida mudou naquele 6 de setembro de 2022, quando me lesionei. Lutei física e mentalmente com todas as minhas forças, mas não foi possível. Isto não é uma despedida triste”, escreveu Cucalón, destacando-se o tom de gratidão na sua despedida.
Valores do Real Madrid e lições para a vida
Apesar de ter deixado o futebol mais cedo do que algum dia imaginou, Cucalón refere que leva consigo o que aprendeu em La Fábrica, a formação madrilena que o moldou. “Aprendi e cresci como pessoa e jogador. Levo comigo os valores que o clube e o futebol me ensinaram: a levantar e continuar a lutar, sempre”, rematou, agradecendo a todos os que o acompanharam nesta curta, mas enriquecedora, jornada.
A saída precoce de Cucalón , outrora considerado o ‘Xabi Alonso de La Fábrica’, deixa uma marca profunda na formação do Real Madrid, que continua a formar jovens com potencial de topo, mas que, no caso do promissor médio, viu o seu sonho ser interrompido por uma circunstância imprevista.