Apenas João Sousa tinha atingido uma melhor posição, com o 28º lugar em 2016
Nuno Borges tornou-se hoje o segundo tenista português a alcançar o top 30 mundial, após a atualização do ranking ATP, que também viu o alemão Alexander Zverev subir à segunda posição, enquanto o sérvio Novak Djokovic desceu para o quarto lugar.
A atualização feita esta segunda-feira confirma a ascensão do tenista natural da Maia, de 27 anos, ao 30.º lugar da classificação, a sua melhor posição de sempre no ranking ATP e a segunda melhor conseguida por um português, apenas atrás de João Sousa, que foi 28.º em 16 de maio de 2016.
No US Open que terminou ontem, Borges conseguiu chegar os oitavos de final, onde foi eliminado pelo russo Daniil Medvedev, quinto no ranking mundial e vencedor do major norte-americano em 2021.
Esta foi a segunda ocasião na presente época em que o número um português, que antes do US Open ocupava o 34.º lugar do ranking, chegou aos oitavos de final de um torneio do Grand Slam, tendo também sido derrotado por Medvedev na mesma fase do Open da Austrália.
Com os pontos somados no último torneio do Grand Slam da temporada, o italiano Jannik Sinner reforçou o seu estatuto como número um mundial, após a sua vitória. Sinner é agora seguido pelo alemão Alexander Zverev, que alcançou os quartos de final em Flushing Meadows, ultrapassando assim o espanhol Carlos Alcaraz e Novak Djokovic, ambos eliminados de forma prematura em Nova Iorque.
Djokovic, que defendia o título, desceu para o quarto lugar, o seu pior ranking desde janeiro de 2023, altura em que ocupava a quinta posição mundial.
Por outro lado, o norte-americano Taylor Fritz, finalista vencido do US Open, subiu cinco lugares na tabela e encontra-se agora em sétimo.
No feminino, apesar de ter conquistado o torneio, Aryna Sabalenka da Bielorrússia mantém-se no segundo lugar, atrás da polaca Iga Swiatek, que foi eliminada nos quartos de final do torneio norte-americano.
A norte-americana Jessica Pegula, finalista derrotada, ascendeu ao pódio, ocupando agora o terceiro lugar, enquanto a sua compatriota Coco Gauff, campeã em 2023 e eliminada nos oitavos de final, caiu três posições, ocupando agora o sexto lugar.