Mundial 2034 será realizado na Arábia Saudita
A FIFA oficializou esta quarta-feira, durante um congresso extraordinário em Zurique, que Portugal, Espanha e Marrocos serão os anfitriões do Campeonato do Mundo de 2030. A proposta conjunta, denominada “Yalla Vamos!”, foi a única candidatura submetida e aprovada para o evento.
O plano prevê que a maioria dos jogos do torneio seja realizada nos três países organizadores, enquanto três encontros da fase final ocorrerão na Argentina, Paraguai e Uruguai. Esta decisão pretende homenagear o centenário da competição, cuja primeira edição teve lugar no Uruguai em 1930.
Em Portugal, os estádios escolhidos para acolher os jogos do Mundial são o Estádio da Luz e o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto. O Estádio da Luz, com capacidade para mais de 60.000 espectadores, será palco de uma das meias-finais do torneio.
Esta será a estreia de Portugal como país organizador de um Campeonato do Mundo, tendo anteriormente acolhido o Europeu de 2004. Já a Espanha foi anfitriã do Euro 1964 e do Mundial 1982, enquanto Marrocos organizou a Taça das Nações Africanas (CAN) em 1988 e voltará a fazê-lo em 2025.
No mesmo evento, a FIFA confirmou também que o Mundial de 2034 será realizado na Arábia Saudita.