Esta é já a sexta medalha para Portugal nos Paralímpicos
O judoca Djibrilo Iafa garantiu a medalha de bronze na categoria de -73 kg nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, marcando o segundo pódio para Portugal no dia, após Sandro Baessa ter conquistado a prata nos 1.500 metros de atletismo T20.
Na luta pela medalha de bronze, Iafa fez história ao assegurar a primeira medalha no judo para Portugal em Jogos Paralímpicos, ao vencer o brasileiro Harley Arruda por waza-ari.
O percurso de Iafa começou de forma promissora com uma vitória por ippon frente ao turco Gokce Yavuz, nos quartos de final. No entanto, foi derrotado nas meias-finais pelo alemão Lennart Sass, também por ippon, sendo encaminhado para as repescagens.
No combate de acesso à disputa pela medalha de bronze, Djibrilo Iafa, que participa pela segunda vez em Jogos Paralímpicos, derrotou o francês Armindo Rodrigues em apenas 21 segundos, novamente por ippon, assegurando a oportunidade de lutar pelo pódio.
Com esta conquista, Portugal soma agora seis medalhas nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, com uma delegação composta por 27 atletas que competem em nove modalidades.
A medalha de bronze de Iafa junta-se à prata de Sandro Baessa nos 1.500 metros, aos ouros de Cristina Gonçalves, no boccia B3 individual, e de Miguel Monteiro, no lançamento do peso, assim como aos bronzes do nadador Diogo Cancela, nos 200 metros estilos SM8, e do ciclista Luís Costa, na prova de contrarrelógio de estrada.