UEFA nomeia Ivan Kruzliak para o jogo em Alvalade; juiz eslovaco tem histórico recente com clubes portugueses
O árbitro Ivan Kruzliak, da Eslováquia, foi o nome escolhido pela UEFA para dirigir o jogo entre Portugal e a República da Irlanda, marcado para sábado, às 19h45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. O encontro é referente à terceira jornada do Grupo F da fase de qualificação europeia para o Mundial 2026.
Com 41 anos, Kruzliak vai estrear-se em jogos da Seleção Nacional, mas o seu nome é familiar aos adeptos portugueses, uma vez que já apitou partidas de Benfica e Sporting nas competições europeias.
Juiz com histórico positivo para as equipas portuguesas
Na última época, o árbitro eslovaco esteve presente em dois encontros com equipas lusas: o empate do Sporting frente ao Young Boys (1-1), no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, e a vitória do Benfica sobre o Rangers (1-0), nos oitavos de final da mesma competição.
Nesses duelos, Kruzliak foi elogiado pela gestão disciplinar e pela consistência das decisões, fatores que contribuíram para a sua boa reputação junto da UEFA.
Para o confronto em Alvalade, o juiz eslovaco será acompanhado pelos seus compatriotas Branislav Hancko e Jan Pozor, como árbitros assistentes, e pelo neerlandês Clay Ruperti, que assume funções de VAR.
Portugal joga dois encontros decisivos em Alvalade
O jogo diante da Irlanda marca o início de uma dupla jornada em Lisboa, uma vez que Portugal voltará a jogar em Alvalade na terça-feira, frente à Hungria. Ambas as partidas estão marcadas para as 19h45 e serão determinantes no caminho da Seleção rumo ao Mundial 2026.
Sob o comando de Roberto Martínez, Portugal lidera o grupo e procura manter o registo perfeito na fase de qualificação, num ciclo em que Cristiano Ronaldo continua a ser o capitão e referência principal.









