Recepção à comitiva do Benfica, liderada pelo presidente Rui Costa. A cerimónia terá lugar nos Paços do Concelho, às 12h30
O Futebol Clube de Arouca manifestou forte descontentamento em relação à decisão da presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, de convidar formalmente o clube para participar, este sábado, na recepção à comitiva do Sport Lisboa e Benfica, liderada pelo presidente Rui Costa. A cerimónia terá lugar às 12h30 no edifício dos Paços do Concelho, antecedendo a inauguração oficial da Casa do Benfica de Arouca, agendada para as 13h00, na véspera do confronto entre as duas equipas, referente à 12.ª jornada da Primeira Liga.
A questão foi debatida durante a Assembleia Geral ordinária do clube, realizada na sexta-feira, na qual também foram submetidos à aprovação dos sócios os relatórios de atividades e contas referentes à época 2023/2024.
De acordo com o comunicado divulgado, os sócios expressaram “profundo desagrado e até revolta” em relação ao convite enviado pela autarquia aos dirigentes desportivos locais, incluindo o FC Arouca. O convite, identificado com a epígrafe do Sport Lisboa e Benfica, propunha a presença do clube na cerimónia de recepção à comitiva encarnada.
A Mesa da Assembleia Geral do FC Arouca submeteu à votação uma proposta que critica duramente a iniciativa da presidente da Câmara. O documento, aprovado por unanimidade, classifica o ato como “inusitado, despropositado e ignóbil”, considerando-o demonstrativo de uma “profunda falta de bom senso e de respeito pelo F. C. A. e seus associados, um provincianismo bacoco, subserviência e oportunismo político partidário difíceis de igualar”.
O comunicado sublinha ainda que “a coletividade mais representativa do Concelho do Distrito e até da Região onde se insere não pode, não deve nem aceita ser usada para finalidades dúbias, menorizado e tão pouco ser colocado em situação suscetível de interpretações enviesadas e que afrontam sobremaneira a sua razão de ser que são o fomento do desporto, da sã competição e de levar e elevar o nome de Arouca pelo país e além fronteiras”.
Na mesma assembleia, os associados aprovaram por unanimidade os relatórios de atividades e contas da época 2023/2024. O balanço financeiro foi positivo, com um resultado de 3,2 milhões de euros.