Relatório oficial revela dívida próxima dos 160 milhões de euros
Segundo informações divulgadas pelo jornal Marca, com base no relatório oficial dos catalães, o Barcelona tem atualmente uma dívida próxima dos 160 milhões de euros — mais precisamente 159 milhões — resultante da aquisição de vários jogadores.
A maior parte desse valor diz respeito ao Leeds United, ao qual o clube ainda deve 42 milhões de euros pela contratação de Raphinha, realizada em 2022. O documento indica ainda que os blaugrana continuam a dever 103 mil euros ao Sporting CP e 242 mil euros ao Vitória de Guimarães, também relacionados com a transferência do extremo brasileiro.
Na vertente feminina, o Benfica tem a receber 190 mil euros do Barcelona, referentes à mudança de Kika Nazareth para o conjunto catalão em 2024.
)
(Créditos: Barcelona)
Do total de 159 milhões de euros em dívidas, cerca de 140 milhões terão de ser liquidados a curto prazo, ou seja, até ao final da presente época. Para comparação, no exercício anterior o clube teve de pagar apenas 45 milhões de euros em situações semelhantes.
Durante a assembleia, o presidente Joan Laporta voltou a abordar a difícil situação financeira que o Barcelona atravessa há vários anos e revelou um episódio delicado: o clube esteve perto de ser excluído da UEFA Champions League.
“A UEFA queria punir-nos, impedindo-nos de jogar na próxima Liga dos Campeões. No entanto, o facto de o Barcelona não ser uma sociedade anónima e não poder aumentar o seu capital social foi um dos argumentos que utilizámos para que a UEFA reduzisse a multa por violação do Fair Play Financeiro de 60 milhões para 15 milhões de euros”, explicou Laporta.










