Nico Williams era o principal alvo, mas renovou com o Athletic Bilbau. Luis Díaz também parece difícil
O Barcelona continua empenhado em reforçar o setor ofensivo neste mercado de verão, nomeadamente com a contratação de um extremo. No entanto, os planos iniciais da direção catalã sofreram um abalo inesperado nos últimos dois dias, obrigando Deco, diretor desportivo, e o presidente Joan Laporta a repensar a estratégia.
Nico Williams era o principal objetivo do clube blaugrana e tudo indicava que o acordo estava próximo de ser concluído. Contudo, de forma surpreendente, o internacional espanhol optou por prolongar o seu vínculo com o Athletic Bilbau até 2035, deixando o Barcelona sem o seu alvo prioritário.
Como alternativa, o nome de Luis Díaz, do Liverpool, ganhou força. O colombiano é muito bem visto em Camp Nou e surgia como a segunda escolha lógica. No entanto, segundo o jornal espanhol AS, a recente e trágica morte de Diogo Jota poderá complicar qualquer eventual saída do extremo sul-americano. A perda do avançado português confere a Díaz um papel ainda mais crucial, tanto do ponto de vista técnico como emocional, no plantel dos reds.
Nas últimas semanas, também Marcus Rashford foi apontado como hipótese para reforçar o ataque do Barcelona. O inglês terá mesmo reunido com Deco, mas o negócio não avançou. Ainda de acordo com o AS, o jogador do Manchester United não é visto como uma prioridade por Hansi Flick e pela estrutura diretiva, que privilegiam um perfil mais polivalente e com maior espírito coletivo.
Perante estas circunstâncias, Rafael Leão volta a figurar entre os nomes em cima da mesa no seio da direção catalã. De acordo com o jornal Sport, o AC Milan estará disposto a negociar o passe do internacional português por um montante a rondar os 70 milhões de euros.
Com 26 anos, Leão é visto como um jogador com margem de progressão e características semelhantes às de Nico Williams, o que pode jogar a seu favor. Ainda assim, para já, o avançado formado no Sporting não é considerado uma prioridade imediata para o Barcelona.
Na época 2024/25, Rafael Leão realizou 50 partidas pelo Milan, tendo somado 12 golos e 11 assistências.