Internacional português, volta ao clube da Luz, por empréstimo
O Benfica anunciou esta segunda-feira a contratação de Renato Sanches, cerca de duas horas após ter confirmado a transferência de João Neves para o PSG. O médio internacional português, de 26 anos, volta ao clube da Luz, por empréstimo dos parisienses.
“Formado no Sport Lisboa e Benfica, o médio Renato Sanches, de 26 anos, regressa a casa para voltar a vestir a camisola das águias e reforçar a equipa de futebol profissional na temporada 2024/25, por empréstimo dos franceses do PSG. O acordo inclui uma opção de compra”, informaram as águias
Sanches, atualmente com 26 anos, está no seu terceiro ano de contrato com o PSG, que o comprou aos franceses do Lille em 2022 por um valor a rondar os 15 milhões de euros. No entanto, apenas na primeira época integrou o plantel dos parisienses, uma vez que na temporada passada foi emprestado aos italianos da Roma, então sob o comando de José Mourinho.
A passagem pela capital italiana resultou em apenas 12 jogos – dos quais apenas três como titular – e um golo, numa temporada marcada por lesões que o afastaram das primeiras opções do clube romano, mesmo após a chegada do treinador Daniele De Rossi, que substituiu Mourinho.
O médio português regressa agora ao clube onde foi formado e pelo qual se estreou na equipa principal aos 18 anos, na temporada 2015/16, sob a orientação de Rui Vitória. Nessa época, foi uma peça fundamental na conquista do título de campeão, somando 35 jogos e dois golos.
Imediatamente a seguir, foi convocado para o Euro 2016, ajudando Portugal a conquistar o título europeu e sendo eleito o melhor jogador jovem da competição. Posteriormente, transferiu-se para o Bayern Munique, que pagou 35 milhões de euros ao Benfica pela sua contratação, tornando-se o primeiro jogador português a representar o gigante bávaro.
A ida para a Alemanha marcou o início de uma série de problemas físicos, resultando numa utilização limitada no Bayern (53 jogos em três anos), incluindo um empréstimo aos galeses do Swansea, da Premier League, também marcado por lesões.
Em 2019, o Lille contratou-o ao Bayern por 20 milhões de euros, e em três épocas no clube francês conseguiu a sua melhor sequência de jogos desde que deixou o Benfica, apesar de alguns problemas musculares que continuaram a afetá-lo. No Lille, disputou 91 jogos e marcou sete golos, vencendo uma Ligue 1 (2020/21) e uma Supertaça de França.
Renato Sanches é o quarto reforço garantido pelo Benfica para a temporada 2024/25, juntando-se ao lateral esquerdo alemão Jan-Niklas Beste, ao médio luxemburguês Leandro Barreiro e ao avançado grego Vangelis Pavlidis.