Guarda-redes alemão, faleceu à 15 anos
O Benfica assinalou o 15.º aniversário da morte de Robert Enke, recordando o guarda-redes alemão, falecido a 10 de novembro de 2009, num acontecimento que abalou o mundo e trouxe à tona questões urgentes sobre a saúde mental. Através de uma mensagem publicada nas suas redes sociais, o clube prestou homenagem ao antigo jogador: “15 anos de saudade. Para sempre um de nós, Robert Enke”, partilhou o Benfica, sublinhando o carinho e respeito que mantém pela memória do guarda-redes.
Também a Bundesliga dedicou palavras ao atleta que, ao longo da sua carreira, vestiu por oito vezes a camisola da Seleção A da Alemanha. Na sua nota, a Bundesliga recordou Enke, referindo-se ao impacto global da sua morte: “Enke, que jogou oito vezes pela seleção nacional, partiu a 10 de novembro de 2009. A notícia da sua morte chocou a comunidade futebolística mundial e recordou-nos que a depressão é uma doença que pode afetar qualquer família. O antigo capitão do Benfica e do Hannover teve vários episódios de depressão, depois de ter perdido a sua filha de dois anos, que tinha nascido com um problema cardíaco. O evento organizado em Hanôver por ocasião do 10.º aniversário da sua triste morte intitulou-se “Robert Enke – até os heróis têm depressão”, onde foi exibido um documentário com o mesmo título, mencionou a liga alemã.
Ao longo da sua carreira, Robert Enke passou por clubes como o FC Carl Zeiss Jena, Borussia Mönchengladbach, Benfica, Barcelona, Fenerbahçe, Tenerife e Hannover
15 anos de saudade. Para sempre um de nós, Robert Enke 🤍#EPluribusUnum pic.twitter.com/eqUyuS1l0r
— SL Benfica (@SLBenfica) November 10, 2024