Benfica-Porto muito diferente da Supertaça. Os 11 prováveis e outras curiosidades

Benfica - Porto

Benfica - Porto

Um Benfica-Porto é sempre um jogo grande, seja ele para a competição que for. Aproximadamente 2 meses depois do último confronto, veja aqui algumas curiosidades.

O clássico de hoje será o 90.º disputado para o Campeonato no terreno dos encarnados. Contabilizam-se 43 triunfos para as águias, 19 para os dragões e 27 empates. No cômputo geral, este será o jogo 178 entre as duas equipas no principal escalão do futebol português. Neste quesito o FC Porto soma 71 vitórias, o Benfica 58 e registaram-se 49 empates.

Nos tempos recentes, mais propriamente desde a inauguração do novo estádio da Luz, a 25 de outubro de 2003, as contas têm sido mais desequilibradas. Em 20 encontros o Benfica ganhou apenas em quatro ocasiões (1-0 em 2005/2006; 1-0 em 2009/2010; 2-0 em 2013/2014 e 1-0 em 2018/2019), o FC Porto venceu por 9 vezes e registaram-se sete empates.

Há quatro épocas consecutivas, que o Benfica não consegue vencer o FC Porto na Luz. A última vitória dos encarnados diante do eterno rival remonta a 7 de outubro de 2018, na altura a contar para a sétima jornada do campeonato. 

Desta vez e curiosamente também à sétima jornada, Benfica e FC Porto estão separados por apenas um ponto, com os dragões em vantagem, ocupando o primeiro lugar da classificação, em igualdade com o Sporting. O jogo desta noite poderá significar em caso de vitória encarnada a ultrapassagem ao rival, do lado dos dragões por sua vez, poderá significar um distanciamento e a garantia que faça o que fizer o Sporting esta jornada, seguirá na liderança. Em caso de empate, fica tudo igual entre ambos, como é lógico, mas pode sair a rir o Sporting, caso consiga triunfar, ficando assim na liderança isolada.

Em relação ao último jogo entre as equipas, há menos de 2 meses, para a Supertaça, os treinadores são os mesmo, Roger Schmidt e Sérgio Conceição, mas de resto muito promete mudar nos artistas em campo esta noite.

Desde essa Supertaça que o Benfica venceu por 2-0, os encarnados perderam, por exemplo, aquele que vinha sendo titular indiscutível das últimas época,  Vlachodimos,  depois de uma discussão com treinador, por isso, na baliza teremos obrigatoriamente a primeira alteração, com Anatoliy Trubin muito provavelmente a assumir o lugar deixado pelo grego.

O Benfica vendeu alguns jogadores, tem rodado outros, mas o onze não deve fugir muito a isto:

Onze titular do SL Benfica: Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Kokçu, João Neves, Di María, Rafa, João Mário e Musa.

Do lado do FC Porto as coisas mudaram talvez um pouco mais, perdendo Otávio e com uma série de jogadores lesionados, terá que ter em conta novos protagonistas em relação ao jogo da Supertaça, desde logo, e tendo em conta os últimos jogos, Iván Jaime, Alan Varela que reforçaram os azuis e brancos entretanto e a dupla de centrais, que não poderá efetivamente ser a mesma.

Com muitos nomes no boletim clinico, e ausências de peso como Marcano, Pepe, Evanilson ou mesmo Zaidu, os Dragões deverão apresentar o seguinte onze:

Onze titular do FC Porto:  Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell, Alan Varela, Eustáquio, André Franco, Iván Jaime, Galeno e Taremi.

O clássico tem inicio às 20h15, no relvado da Luz, e terá arbitragem de João Pinheiro como árbitro principal, contará com os assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, o 4.º árbitro será André Narciso. Artur Soares Dias será o VAR e no AVAR vai estar Paulo Soares.

Exit mobile version