Benfica pronuncia-se sobre a visita de Rui Costa ao DCIAP

Rui Costa

Rui Costa

Ida de Rui Costa está relacionada com o caso dos emails

O Sport Lisboa e Benfica emitiu uma declaração para esclarecer a visita de Rui Costa às instalações do DCIAP (Departamento Central de Investigação e Ação Penal) nesta manhã de terça-feira.

Num breve comunicado, com apenas dois pontos, o clube encarnado confirmou que a visita ocorreu no âmbito do “processo dos emails”, no qual estão em causa a “imputação de oferta indevida de vantagem e uma imputação de fraude fiscal”.

O caso dos emails, que investiga alegados esquemas de corrupção para influenciar o futebol português, remonta a 2017 e 2018, altura em que foram divulgadas trocas de correspondência entre elementos da estrutura do Benfica e terceiros, através do Porto Canal.

Em simultâneo com esta investigação SAD encarnada intentou uma ação de indemnização no valor de 17,7 milhões de euros pelos danos provocados ao clube pela exposição de correspondência privada e alegada manipulação de conteúdos. Na primeira decisão judicial, em junho de 2019, o FC Porto e o diretor de comunicação, Francisco J. Marques, foram condenados a pagar 2 milhões de euros, uma decisão que foi posteriormente revista pela Relação, reduzindo a pena para metade. Recentemente, o Supremo Tribunal anulou essa indemnização, determinando o recalculo do montante.

Confira o comunicado emitido pelo Benfica:

“Na sequência de notícias publicadas nas últimas horas e das solicitações subsequentes que chegaram ao Clube por parte da Comunicação Social, vem o Sport Lisboa e Benfica esclarecer o seguinte:

1) O Presidente Rui Costa deslocou-se esta manhã às instalações do DCIAP e prestou declarações em representação do Benfica no chamado “processo dos emails”.

2) Confirma-se que está em causa uma imputação de oferta indevida de vantagem e uma imputação de fraude fiscal.

Exit mobile version