Desde 2015/16, encarnados só chegaram à final uma vez
Benfica e SC Braga encontram-se esta quarta-feira, às 19h45, para decidir quem garante um lugar na final da Taça da Liga. Este confronto surge poucos dias após o duelo entre ambas as equipas no campeonato, onde os bracarenses levaram a melhor, vencendo por 2-1 no Estádio da Luz. Agora, a equipa lisboeta, recordista de títulos na competição mas ausente do topo desde 2016, procura redimir-se frente ao atual campeão em título, que soma mais duas conquistas ao longo da história da prova.
A última vez que o Benfica ergueu o troféu foi na época 2015/16, quando goleou o Marítimo por 6-2 na final. Desde então, os encarnados têm estado afastados das decisões. Nas sete edições seguintes, só chegaram à final uma vez, em 2021/22, mas acabaram derrotados pelo Sporting, o segundo clube com mais títulos na competição, com quatro troféus. Nos restantes anos, os lisboetas foram eliminados em duas fases de grupos e em quatro meias-finais, incluindo a da temporada passada, quando caíram nos penáltis frente ao Estoril, após um empate 1-1 no tempo regulamentar.
No que diz respeito aos confrontos nas meias-finais entre Benfica e SC Braga, este será o quarto embate nesta fase da competição, com os minhotos a levarem vantagem no histórico. Em 2020/21, o SC Braga venceu por 2-1, enquanto o Benfica alcançou o mesmo resultado a seu favor em 2015/16, ano em que conquistou o troféu. Já em 2012/13, os bracarenses eliminaram os encarnados nos penáltis (3-2), depois de um empate sem golos nos 90 minutos. Há ainda registo de um empate (1-1) entre as duas equipas na fase de grupos.