Internacional português revisitou o seu trajeto no Manchester City
Em 2017, Bernardo Silva trocou o Mónaco pelo Manchester City numa transferência avaliada em 50 milhões de euros. Sete anos e meio depois, o médio português consolidou-se como uma das grandes referências da história do clube inglês, tendo conquistado todos os títulos possíveis ao serviço dos citizens.
Numa entrevista aos canais oficiais do Manchester City, Bernardo Silva recordou o seu trajeto no clube, incluindo o momento que captou a atenção de Pep Guardiola. Em 2016/17, a equipa do Mónaco enfrentou os ingleses nos oitavos de final da Liga dos Campeões, e a exibição do internacional português impressionou o treinador espanhol, o que acabaria por ser determinante para a sua mudança para Inglaterra.
“Foi um grande jogo. Perdemos 5-3, depois vencemos-vos no Mónaco e foi aí que decidiram que como não me conseguiam vencer, tinham de comprar-me”, afirmou Bernardo, entre risos.
O médio confessou ainda que, após essa eliminatória, ficou com a certeza de que queria jogar na Premier League. “Depois desse jogo pensei que tinha de ir para a Premier League. É diferente. A maneira como os adeptos sentem o jogo é especial”, destacou.
Bernardo Silva revelou também um episódio curioso sobre o interesse do Manchester City: “Guardiola congratulou-me depois de ganhar, no primeiro jogo. Depois do segundo jogo, provavelmente, estava muito chateado para vir falar comigo. Lembro-me de ele dizer que ficou impressionado comigo. No dia a seguir, o meu agente ligou-me e disse que o Man. City podia tentar contratar-me.”
Bernardo recorda época de estreia pelo City
Na sua primeira época ao serviço do Manchester City, Bernardo Silva participou em 53 jogos, numa campanha inesquecível para o clube inglês. Em fevereiro de 2018, ergueu o seu primeiro troféu com a camisola dos citizens: a Taça da Liga.
“Essa equipa era muito nova e com vontade de conquistar títulos. Cada vitória, cada troféu, cada momento dessa época foi muito importante e este foi o início. Foi o nosso primeiro título junto, de muitos, e foi especial”, recorda o internacional português.
Bernardo Silva também mencionou a pressão que a equipa sentiu na reta final da Premier League. “Lembro-me nessa época, em janeiro, estarem a dizer que já ganhámos a liga, mas até estar feito, não está feito. Temos vários exemplos de equipas que perdem vantagens e não queríamos que isso acontecesse connosco”, explicou o médio, que terminou a época com nove golos e 10 assistências.
Agora, com um palmarés impressionante de seis Premier Leagues, quatro Taças da Liga, três Supertaças, duas Taças de Inglaterra, um Mundial de Clubes e uma Liga dos Campeões da UEFA, o craque português admite que nunca imaginou alcançar tanto sucesso.
“Vou ser sincero, não esperava ganhar tantos troféus. Queria ganhar a Premier League, ganhar a UEFA Champions League, a FA Cup, mas nunca pensei que, em sete anos, ganhasse seis campeonatos. O percurso foi e tem sido incrível. Espero que não fique por aqui…”, rematou.