Bernardo Silva colocou um ponto final nas especulações em torno de uma saída do Manchester City neste verão, mas deixou no ar um cenário intrigante para 2026, quando termina o contrato que o liga ao campeão inglês. O internacional português garantiu que continuará no clube na próxima temporada, apesar de ter sido associado ao Benfica, ao Galatasaray e ao Al Hilal.
«Já tive oportunidades no passado e este ano, mas tal como no ano passado, a minha opção é ficar no Manchester City. Sim, tenho mais um ano de contrato, por isso posso obviamente sair na próxima época. Já sei o que vou fazer, mas não é tempo de falar nisso», disse Bernardo Silva em declarações antes da estreia no Mundial de Clubes, frente ao Wydad Casablanca.
Decisão tomada para 2026… mas mantida em segredo
O jogador de 30 anos, natural de Lisboa, preferiu não revelar qual será o próximo passo da sua carreira, embora admita que o seu futuro já está definido internamente. Com contrato até junho de 2026, Bernardo Silva já manifestou em várias ocasiões o desejo de regressar ao Benfica enquanto ainda estiver “no auge das suas capacidades”, o que poderá reacender a esperança dos adeptos encarnados.
O peso de oito temporadas no City
Contratado ao Mónaco em 2017 por 50 milhões de euros, Bernardo tornou-se uma peça-chave na engrenagem de Pep Guardiola. Soma 404 jogos, 72 golos e 14 títulos com a camisola dos citizens, incluindo seis Premier Leagues e uma Liga dos Campeões conquistada em 2023.
Mundial de Clubes no horizonte
Para já, o foco do médio português está na estreia do Manchester City no Mundial de Clubes, frente ao Wydad Casablanca. Apesar da experiência acumulada ao mais alto nível, Bernardo Silva reconheceu que as equipas sul-americanas, nomeadamente as brasileiras, «estarão mais bem preparadas» para este tipo de competição.
❝ “Não é o momento de falar sobre o futuro, mas já sei o que vou fazer”, afirmou, deixando no ar o mistério. ❞
Com o futuro imediato assegurado no Manchester City, resta saber se 2026 trará o tão esperado regresso ao Estádio da Luz.