A crise instalou-se no Corinthians. O avançado neerlandês Memphis Depay notificou formalmente o clube brasileiro sobre uma dívida a rondar os 946 mil euros, referente a prémios e direitos de imagem em atraso. Segundo a imprensa brasileira, o advogado do jogador já fez um ultimato: se a situação não for regularizada até esta quarta-feira, Depay pode deixar de cumprir as suas obrigações profissionais. A nova direção do “Timão” alega desconhecimento do caso.
O futebolista internacional neerlandês Memphis Depay, uma das maiores estrelas do Corinthians, está em rota de colisão com o clube paulista. O jogador avançou com uma notificação formal reclamando o pagamento de uma dívida significativa, uma situação que, a não ser resolvida, poderá ter consequências drásticas.
Depay Notifica Corinthians por Dívida de Quase €1 Milhão e Ameaça Parar
A notícia, avançada inicialmente pela Gazeta Esportiva no Brasil, dá conta de que o clube deve a Memphis Depay cerca de 946 mil euros (aproximadamente 6,1 milhões de reais). Este valor reparte-se entre o prémio pela conquista do Campeonato Paulista deste ano (cerca de 729 mil euros) e valores em atraso referentes a direitos de imagem.
O jogador já tinha alertado o clube para esta situação a 15 de maio, na altura em que Augusto Melo ainda era presidente. Alegadamente sem ter obtido resposta, Depay, através do seu advogado, voltou à carga esta terça-feira com um ultimato: o jogador pede que a dívida seja regularizada até ao final do dia desta quarta-feira. Caso contrário, a ameaça é clara: Depay pode deixar de cumprir com as suas obrigações profissionais, o que na prática significa que poderá recusar-se a treinar e a jogar.
Nova Direção “Apanhada de Surpresa”, Antigo Presidente Reage
A atual direção do Corinthians, liderada interinamente por Osmar Stabile, reagiu em comunicado oficial, assumindo que não tinha conhecimento prévio da situação. Surpreendentemente, nem mesmo Fabinho Soldado, diretor executivo de futebol que transitou da anterior para a atual direção, estaria a par do caso, segundo alegado.
“A partir do conhecimento da situação, o clube, imediatamente, adotou as medidas necessárias para a exata compreensão do problema e, também, para a sua solução”, referiu o clube em nota oficial. A imprensa brasileira adianta que a prioridade do “Timão” é regularizar a dívida do prémio do Paulistão. Quanto aos direitos de imagem, o clube alega que o pagamento não foi efetuado por “ausência de nota fiscal em conformidade”.
Contactado pelo GloboEsporte, o ex-presidente Augusto Melo defendeu-se, afirmando que, durante o seu mandato, sempre se preocupou em manter os salários em dia e que estava a tratar da questão dos prémios em atraso. “Tivemos conversas com os atletas, com o Fabinho Soldado e com o departamento financeiro para que se acertasse. Espero que tudo se resolva porque o Corinthians não pode passar por isso e o Memphis é um jogador muito importante para a equipa”, referiu.
Esta crise interna coloca em causa a continuidade de uma das principais estrelas do futebol brasileiro e mancha a imagem de um dos maiores clubes do Brasil, numa altura de grande instabilidade diretiva.