Chico Conceição: o “Senhor Fintas”

Francisco Conceição (Fonte: Instagram Francisco Conceição)

Francisco Conceição (Fonte: Instagram Francisco Conceição)

Estudo revela que Di María é quem mais chances produz

Francisco Conceição, jogador do FC Porto, surge em segundo lugar como um dos melhores dribladores do mundo, de acordo com o mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES).

O talentoso internacional português fica apenas atrás de Jérémy Doku, do Manchester City. Rafael Leão também figura nesta prestigiosa lista, ocupando o oitavo lugar.

Atualmente emprestado pelo Ajax ao FC Porto, com a possibilidade de transferência definitiva em vista, Conceição acumula cinco assistências e seis golos em 36 partidas disputadas pelos dragões nesta temporada.

Este estudo, abarcando o período entre abril do ano passado e março deste ano, analisou 73 campeonatos, utilizando como base o cálculo da “frequência de dribles bem-sucedidos alcançados pelos jogadores, corrigido pela sua taxa de sucesso.” Um drible é considerado bem-sucedido quando a equipa mantém a posse de bola e se aproxima da baliza adversária, ou se resulta numa falta cometida sobre o jogador que o efetuou. Além disso, o nível das competições em que os jogadores estão inseridos também é levado em conta.

O estudo mais recente do CIES mostra também que Ángel Di María, do Benfica, se destaca como o segundo melhor jogador na criação de chances perigosas. Neste aspeto, o internacional argentino fica apenas atrás de Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain.

O índice de criação de oportunidades é calculado pela soma da frequência de passes que resultam em golo ou numa clara chance de marcar, além das pré-assistências e passes que quebram a linha defensiva adversária.

Desde o seu regresso ao Benfica, Di María já acumula 11 assistências e 16 golos em 43 jogos disputados.

Exit mobile version