Campeão mundial de 2024 comunicou à marca italiana a intenção de ativar uma cláusula de rescisão. Honda surge como hipótese forte para 2025.
Reuniões secretas em Le Mans
O mercado de pilotos de MotoGP pode conhecer nova reviravolta. Jorge Martín, atual campeão mundial, poderá abandonar a Aprilia no final da presente temporada. Segundo avança o jornal espanhol Marca, o piloto espanhol deslocou-se a Le Mans, este fim de semana, onde terá mantido várias reuniões discretas no paddock, incluindo com representantes da sua atual equipa.
Martín terá comunicado à estrutura italiana a possibilidade de ativar uma cláusula de rescisão contratual, que lhe permite sair com base na sua posição na classificação geral após o Grande Prémio de França.
Lesões condicionam época de 2025
O piloto de San Sebastián de los Reyes sofreu uma grave lesão no início da temporada — uma queda no GP do Qatar resultou na fratura de onze costelas — e ainda não somou qualquer ponto em 2025. A cláusula de saída, inicialmente com efeitos imediatos, poderá ser adiada até Misano, no final do verão, como tentativa de negociação por parte do espanhol.
A Aprilia, que reformulou o projeto desportivo em torno de Martín, mostrou-se surpreendida com a possibilidade de saída e tem tentado assegurar a continuidade do piloto, mesmo após um início de época marcado pela ausência em pista.
Honda atenta à situação
Com o futuro indefinido, a Honda perfila-se como possível destino. A marca japonesa poderá ter uma vaga na sua equipa de fábrica, com o contrato de Luca Marini a expirar no final do ano. Martín é um nome apreciado por Alberto Puig, diretor da equipa, e poderá ser o sucessor desejado. Também Johann Zarco estará na corrida pelo lugar, mas o campeão de 2024 é o nome mais forte na equação.
Não seria a primeira vez que Martín faz uso de uma cláusula de saída. Em 2020, já o fizera para trocar a KTM por uma oportunidade na Ducati, através da Pramac Racing — um percurso que culminou na conquista do título mundial.
Cláusula agita bastidores
A possibilidade de ativação da cláusula contratual está a abalar os bastidores do MotoGP. A Aprilia, que chegou a solicitar uma alteração regulamentar para permitir que Martín realizasse testes antes do regresso, continua a apostar na sua recuperação. No entanto, o desejo do piloto em explorar outras opções poderá comprometer a relação de confiança com a marca italiana.
Com mais de metade da temporada ainda por disputar, o futuro de Jorge Martín permanece uma incógnita — mas uma eventual mudança para a Honda poderá ser uma das maiores movimentações do mercado de 2025.