O rumor de meses foi confirmado: a Porsche, a marca com mais vitórias nas 24 Horas de Le Mans, vai retirar a sua equipa oficial do Mundial de Resistência. A última prova será as 8 Horas do Bahrein, no início de novembro.
A Porsche anunciou oficialmente que vai abandonar o seu programa oficial no Mundial de Resistência (WEC). A decisão da marca de Estugarda, que detém o recorde de vitórias nas 24 Horas de Le Mans, apanha de surpresa o mundo do desporto motorizado.
As 8 Horas do Bahrein, que se disputarão a 8 de novembro, marcarão o fim desta última etapa da Porsche no WEC. A equipa conseguiu conquistar o título de pilotos e construtores em 2024, mas viu-lhe fugir a tão desejada coroa de Le Mans com os seus protótipos 963.
Motivos Financeiros e Críticas ao BoP
Embora não tenha sido especificado um motivo oficial, a decisão da Porsche é amplamente atribuída a fatores económicos e de reajuste estratégico.
A marca alemã está a atravessar um importante momento de instabilidade financeira derivado da sua política de eletrificação, que não alcançou os resultados previstos e a obrigou a uma mudança de estratégia. Estima-se que o custo desta reestruturação atinja os 1.800 milhões de euros só neste exercício.
Adicionalmente, a Porsche tem sido uma das vozes mais críticas em relação ao sistema de Balance of Performance (BoP) do WEC, que visa equilibrar o desempenho dos diferentes fabricantes e que tem sido alvo de controvérsia.
Esforços Concentrados na Fórmula E e IMSA
A partir de agora, a Porsche centrará os seus esforços competitivos em dois programas que considera estratégicos:
- Fórmula E: O campeonato de monolugares elétricos é visto como a principal plataforma técnica para o desenvolvimento dos seus veículos elétricos de estrada.
- IMSA (EUA): A marca manterá a estrutura Porsche Penske no campeonato de Resistência americano. A decisão é justificada pela preponderância do mercado dos Estados Unidos para a fabricante de desportivos, um mercado que se tem mostrado menos exposto à eletrificação.
A estrutura da Porsche Penske no IMSA tem sido um sucesso, sendo a atual defensora do título (pilotos e construtores). A marca manterá ainda as suas lucrativas atividades de corridas-cliente.








