Uma tragédia abalou a cidade de Graz, na Áustria, na manhã desta terça-feira. Pelo menos 10 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas num tiroteio numa escola secundária. O suspeito, um ex-aluno de 22 anos que se considerava vítima de bullying, foi encontrado morto no local, estando entre as vítimas fatais.
** desenvolvimentos em breve | Atualizado às 13:30 de terça-feira, 10 de junho de 2025**
Um ataque armado numa escola secundária na cidade austríaca de Graz resultou num elevado número de vítimas mortais e feridos, mergulhando a comunidade local e o país em choque. A informação está a ser avançada pelo jornal austríaco Kronen Zeitung.
Tiroteio em Escola na Áustria: Pelo Menos 10 Mortos e Dezenas de Feridos
De acordo com as primeiras informações, foram ouvidos tiros no interior do estabelecimento de ensino antes das 10h00 locais (09h00 em Lisboa) desta terça-feira. O balanço provisório aponta para, pelo menos, 10 vítimas mortais.
Há também registo de dezenas de feridos. Destes, 28 foram já transportados para hospitais da região, encontrando-se quatro em estado crítico. Algumas das vítimas terão sido baleadas na cabeça. Parte dos alunos feridos com menor gravidade estão a ser assistidos num espaço para eventos nas proximidades da escola, que foi transformado num centro de apoio de emergência.
Suspeito de 22 Anos Encontrado Morto: Era Ex-Aluno e Vítima de Bullying
A polícia, que cercou e está a inspecionar o edifício, já terá neutralizado a ameaça. O Kronen Zeitung, citando a presidente da Câmara de Graz, Elke Kahr, avança que o suspeito do ataque é um jovem de 22 anos, antigo aluno da escola. O autor dos disparos foi encontrado morto numa casa de banho do estabelecimento de ensino, contando-se entre as 10 vítimas fatais.
Segundo as mesmas fontes, o jovem considerava-se vítima de bullying durante o seu percurso escolar, o que poderá estar na origem do ataque.
Forte Dispositivo de Emergência no Local; População Avisada para Evitar a Zona
As autoridades montaram um enorme perímetro de segurança em redor da escola e apelaram à população para que evite a zona, de forma a facilitar as operações de emergência. “Todas as organizações de emergência estão a atuar de forma prudente”, afirmou a autarca Elke Kahr.
No local encontram-se 158 paramédicos e 31 agentes de intervenção em situações de crise, apoiados por 65 veículos de socorro, num dispositivo de grande escala para dar resposta a esta tragédia.
A cidade de Graz, a segunda maior da Áustria, volta a ser palco de um ato de violência extrema, dez anos depois de um atentado ter provocado a morte a três pessoas. As autoridades continuam a investigar para apurar todos os contornos deste tiroteio em massa.
(Esta notícia será atualizada à medida que mais informações forem disponibilizadas.)