Lemine Yamal é o grande destaque desta lista
O jovem médio internacional português João Neves, atualmente no Paris Saint-Germain, foi classificado como o quinto futebolista sub-21 mais valioso a nível mundial, de acordo com uma avaliação feita pelo Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos do Desporto (CIES). O primeiro lugar pertence ao espanhol Lamine Yamal, talento emergente do Barcelona.
A estrela do Barcelona, campeão europeu, destaca-se nesta lista como o mais jovem entre os eleitos, com apenas 17 anos, e um valor estimado em 180,9 milhões de euros (ME). Yamal distancia-se consideravelmente dos restantes jogadores, como o argentino Alejandro Garnacho, avançado de 20 anos do Manchester United, avaliado em 114,8 ME, e o médio francês Warren Zaïre-Emery, também do PSG, cotado em 109 ME.
O brasileiro Sávio Moreira, jogador do Manchester City, surge na quarta posição, com uma avaliação de 101 ME, seguido de perto pelo português João Neves, cujo valor é de 99,8 ME, e pelo avançado do Real Madrid Endrick Felipe, avaliado em 97,7 ME.
Entre os portugueses na lista, destaca-se ainda Samu Aghehowa, avançado espanhol do FC Porto, que ocupa o 22.º lugar com uma avaliação de 50,8 ME, ligeiramente acima de Ousmane Diomandé, defesa costa-marfinense do Sporting, posicionado no 24.º lugar e avaliado em 48,8 ME.
Outros talentos portugueses também marcam presença. Gustavo Sá, do Famalicão, ocupa a 87.ª posição com um valor de 16,9 ME, ficando à frente de Mateus Fernandes, jogador do Southampton, que surge na 93.ª posição com uma avaliação de 16,1 ME. Por sua vez, Roger, médio do Braga, fecha a lista dos 100 futebolistas mais valiosos, ocupando a 100.ª posição com um valor estimado de 14,4 ME.
A lista inclui ainda o jovem ganês Fatawu, atualmente a jogar no Leicester, depois de ter passado pelo Sporting, avaliado em 37,1 ME e ocupando o 35.º lugar.
A lista dos 100 jogadores sub-21 mais valiosos inclui representantes de 17 campeonatos. A Premier League lidera com 26 jogadores, seguida pela Ligue 1, com 17, e pela La Liga, com 12.
O clube mais representado é o Brighton, que conta com seis jogadores na lista. O Chelsea, PSG e Barcelona aparecem logo atrás, com quatro jogadores cada um.