Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp e figura destacada do universo leonino, lançou duras críticas à postura do Benfica e às decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência dos castigos aplicados a Matheus Reis, Geovany Quenda e Zeno Debast, depois da final da Taça de Portugal.
No seu habitual espaço de opinião publicado esta quinta-feira no Jornal Sporting, o ex-dirigente mostrou total apoio aos recursos apresentados pelo clube de Alvalade junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), incluindo a providência cautelar que visa suspender as sanções enquanto o processo decorre.
“Não nos recordamos de uma sanção deste tamanho”
Matheus Reis foi suspenso por cinco jogos – um deles, segundo a acusação, por alegadas palavras dirigidas durante os festejos da vitória. Quenda recebeu dois jogos de castigo e Debast um. Para Tito Arantes Fontes, trata-se de sanções “claramente abusivas”, e recorda que não há memória recente de punições desta dimensão aplicadas a jogadores da Liga portuguesa.
“Depois do ‘circo montado’ pelo Benfica a propósito da derrota que sofreu às nossas mãos na final da Taça de Portugal, apareceram agora as sanções disciplinares”, escreveu. “Matheus Reis foi mimoseado com cinco jogos (um deles aparentemente por lhe imputarem uma ‘voz’)… Não nos recordamos de uma sanção deste tamanho nos últimos anos”, acrescentou.
“Cá estaremos para festejar o recurso”
Confiante no êxito da providência cautelar e no recurso já submetido, Tito Arantes Fontes acredita que os castigos poderão ser revertidos, numa altura em que se aproxima a Supertaça frente ao Benfica, agendada para 31 de julho, no Estádio Algarve.
“O Sporting já recorreu. Fez bem! E fez bem porque as sanções em causa são claramente abusivas, muito para além do que poderia tentar ser justificado. Naturalmente cá contamos com a providência dos recursos. Cá estaremos para os festejar”, concluiu.
“A Taça está em casa… e que bem que ela lá está!”
A fechar o artigo, o ex-presidente do Grupo Stromp deixou ainda uma alfinetada ao eterno rival, recordando que, independentemente das queixas e comunicados vindos da Luz, a Taça de Portugal conquistada pelo Sporting continua bem visível no Museu do clube.
“No entretanto, depois dos comunicados e das queixas, todas e de todo o tipo, com que o nosso adversário, o Benfica, inundou a praça pública, a Taça de Portugal repousa, como não poderia deixar de ser, no nosso Museu! E que bem que ela lá está! Na sua casa, no nosso Museu! A caravana passou. Segue, Sporting!”, escreveu.







