Benfica lidera a lista dos mais compensados pela UEFA, com Sporting, FC Porto e SC Braga também incluídos no programa.
Verbas dizem respeito ao ciclo internacional 2020-2024
Os clubes portugueses vão receber um total de 3,5 milhões de euros da UEFA, como compensação pela cedência de jogadores às seleções nacionais, no âmbito do programa de distribuição de receitas relacionadas com o Euro 2024 e restantes compromissos internacionais do ciclo 2020-2024.
Estas verbas, atribuídas a 901 clubes em toda a Europa, são calculadas com base na presença dos atletas nos diferentes compromissos das seleções, mesmo quando os jogadores não são utilizados — basta estarem oficialmente ao serviço da respetiva federação.
Benfica é o principal beneficiado
Entre os emblemas portugueses, o Benfica é o mais contemplado neste programa da UEFA, fruto da sua forte representação em múltiplas seleções. Além de nomes como António Silva e João Neves, que representam Portugal, os encarnados têm ainda internacionais como Trubin (Ucrânia), Bah (Dinamarca), Kokçu (Turquia) e Di María (Argentina), entre outros.
Este reconhecimento traduz-se em ganhos diretos para os cofres das águias, que arrecadam a maior parte do montante destinado a Portugal.
Sporting, FC Porto e SC Braga também recebem
Sporting, FC Porto e SC Braga também foram premiados, embora com valores mais modestos. O volume de compensações está diretamente ligado ao número de jogadores convocados e ao tempo que estes passaram integrados nas seleções nacionais e internacionais.
Reforço de tesouraria com impacto relevante
Num contexto de exigência financeira crescente, estas verbas da UEFA representam um reforço importante para as contas dos clubes, ajudando a equilibrar os encargos com salários elevados e despesas relacionadas com as competições europeias.
No caso do Benfica, este valor adicional simboliza ainda um reconhecimento da qualidade e da internacionalização do seu plantel, podendo refletir-se positivamente na valorização dos ativos e em eventuais movimentações no próximo mercado de transferências.