Sismo de 4,8 na Escala de Richter Assusta Lisboa: Comandante dos Bombeiros Lança Alerta para Riscos Sísmicos em Portugal
O solo tremeu em Lisboa! Um sismo de magnitude 4,8 na escala de Richter foi sentido na capital portuguesa e arredores, causando preocupação entre a população. O epicentro do abalo sísmico localizou-se a cerca de 24 quilómetros de Lisboa e a uma profundidade de 7 km, segundo informações do Centro Sismológico Euromediterrâneo.
Apesar de não terem sido registados danos materiais significativos nem vítimas, o sismo gerou momentos de pânico, especialmente entre os habitantes de prédios mais altos, que relataram sentir o tremor de forma intensa. Em várias zonas da Grande Lisboa, como Sintra, Amadora e Cascais, muitas pessoas partilharam nas redes sociais os momentos de apreensão vividos.
Em declarações ao canal NOW, Pedro Louro, comandante dos bombeiros, aproveitou a ocasião para lançar um alerta sobre os riscos sísmicos que Portugal enfrenta. “Este tipo de situação deve servir como um aviso para a necessidade de estarmos preparados e conscientes das ações humanas que podem estar a denegrir o planeta”, afirmou o responsável. Louro sublinhou ainda a importância de reforçar medidas de segurança e de sensibilização da população para saber como agir perante um sismo.
Especialistas em sismologia reforçam que Portugal, localizado na junção de placas tectónicas, está sujeito a atividades sísmicas, sendo fundamental que as autoridades e a população estejam devidamente preparados. O histórico sismo de 1755 continua a ser uma referência para os investigadores, que alertam para a possibilidade de novos eventos sísmicos de grande intensidade no futuro.
A Proteção Civil recomenda que, em caso de sismo, a população adote medidas de segurança como proteger-se debaixo de estruturas resistentes, afastar-se de janelas e objetos soltos, e manter a calma.
Fique a saber tudo aqui: ÚLTIMA HORA: Sismo de 4.8 sentido em Lisboa