Atleta iria ser a primeira portuguesa a competir no powerlifting
A atleta paralímpica Simone Fragoso foi impedida de competir na prova de powerlifting nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, marcada para esta quarta-feira, após ter sido identificada com um resultado positivo num teste antidoping. Esta informação foi divulgada na noite de terça-feira pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
Num comunicado oficial, o CPP informou que o Comité Paralímpico Internacional comunicou que Simone Fragoso teve um resultado analítico adverso num controlo antidoping realizado no dia 31 de agosto, em Paris. Como consequência, foi decretada a suspensão imediata da atleta, impedindo-a de competir nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.
O Comité Paralímpico de Portugal encerra a nota reafirmando que “repudia qualquer forma de adulteração de resultados e pugna por um desporto limpo e transparente”.
Simone Fragoso, que já tinha representado Portugal em três edições dos Jogos Paralímpicos na modalidade de natação, estava prestes a fazer história como a primeira atleta portuguesa a competir no powerlifting paralímpico, na categoria de -41 kg.