Dacia e Ford ambicionam participar no próximo Dakar.
A Ford anunciou a sua estreia no Rali de Marrocos com o novo Raptor, já a Dacia anunciou que também estreará o Sandrider em competição na última prova da temporada de 2024 do Campeonato do Mundo de Rally-Raid da FIA.
Na Ford, a última novidade é a contratação do sueco Mattias Ekstrom, que se soma a Carlos Sainz, Nani Roma e Matthew Wilson, este o filho de Malcom Wilson, dono da M-Sport. “Temos um carro que nos permite ambicionar vencer o Dakar”, disse Ekstrom, duas vezes campeão mundial de ralicrosse e do DTM.
Ao volante do Sandriders vão estar as duplas Nasser Al-Attiyah/Édouard Boulanger, Cristina Gutiérrez/Pablo Moreno e Sébastien Loeb/Fabian Lurquin, que vão procurar limar arestas tendo o Rali Dakar no horizonte.
“Depois de todo o trabalho árduo nos testes, podemos finalmente comparar-nos com a concorrência e ver em que ponto estamos em termos de desempenho”, comentou Sébastien Loeb.
“O objetivo é, acima de tudo, verificar se tudo está no lugar e a funcionar corretamente. Se não estiver, esta é a oportunidade para identificar os problemas e resolvê-los antes do Dakar”, concluiu.
Recorde-se que a prova que se realiza entre os próximos dias 6 e 11 de Outubro, arranca com um prólogo em Marraquexe e percorre 2468 quilómetros, 1512 dos quais cronometrados, antes de terminar em Mengoub Bouârfa.