Patinadora portuguesa soma 140,01 pontos e conquista a primeira medalha lusa de sempre na dança. Portugal totaliza cinco pódios em Pequim.
Bronze histórico em Pequim
Ema Pitoco de Sousa garantiu a medalha de bronze na prova júnior de dança dos Mundiais de Patinagem Artística, em Pequim. A portuguesa somou 140,01 pontos no total das rotinas de style dance e dança livre, resultado que a colocou no pódio.
A neerlandesa Quinty van Lare sagrou-se campeã mundial. A italiana Mariaclaudia Parziali terminou no segundo lugar. Albina Kachur, também portuguesa, fechou no quarto posto com 137,78 pontos.
Primeira medalha lusa em dança
Este bronze é a primeira medalha de Portugal na disciplina de dança em Campeonatos do Mundo. O país soma agora cinco pódios em Pequim. Na patinagem livre, Madalena Costa foi campeã em seniores e Rita Azinheira venceu em juniores. Diogo Craveiro, em seniores, e João Pedro Cruz, em juniores, conquistaram o bronze.
Juniores masculinos
Na competição júnior masculina, Francisco Gonçalves alcançou o quinto lugar com 126,48 pontos. O título ficou para o italiano Yuri Allegranti. O colombiano Jeshua Follego foi segundo. O espanhol Joel Ribeiro Díaz completou o pódio.
Dança sénior masculina
Na despedida da seleção, Guilherme Sousa terminou em sexto lugar na dança sénior masculina com 139,44 pontos. Ernesto Silva foi sétimo com 133,31 pontos. O colombiano Brayan Carreño é o novo campeão do mundo. Os italianos Gherardo Altieri Degrassi e Raoul Allegranti ocuparam os restantes lugares do pódio.
Impacto para Portugal
O pódio de Ema Pitoco de Sousa alarga o leque de disciplinas onde Portugal compete pelos lugares cimeiros. A presença em cinco medalhas no mesmo Mundial reforça ambição, profundidade e consistência do projeto nacional de patinagem artística.







