O gigante sérvio Darko Lemajic soma 28 golos pelo FK RFS e é o líder da Bota de Ouro europeia. O avançado beneficia do elevado número de remates certeiros, mas tem o golo avaliado em apenas um ponto.
A corrida pela Bota de Ouro europeia desta temporada está a ser liderada por um nome totalmente inesperado, que choca com a lógica das ligas mais fortes do continente.
Enquanto Erling Haaland (Manchester City) e Kylian Mbappé (Real Madrid) somam 13 golos nos seus respetivos campeonatos, ambos com 26 pontos, o topo da lista é ocupado por Darko Lemajic. O avançado sérvio de 32 anos do FK RFS, da Letónia, comanda o ranking com uns impressionantes 28 golos na sua liga.
O Líder Desconhecido e a Surpresa do Coeficiente
Darko Lemajic, um avançado de 1,98 metros de altura, beneficia do elevado volume de golos marcados numa liga onde a dificuldade é, em termos de ranking da UEFA, baixa.
É precisamente neste ponto que reside a explicação para a sua liderança, apesar dos golos valerem menos:
- Darko Lemajic (Letónia): A Letónia ocupa o 37.º lugar no ranking da UEFA, o que faz com que cada golo valha apenas 1 ponto. O sérvio soma, por isso, 28 pontos.
- Haaland e Mbappé (Big Five): Por atuarem nas cinco principais ligas (as ‘big five’), cada golo marcado vale 2 pontos. Com 13 golos cada, somam 26 pontos.
Esta diferença permite ao desconhecido Lemajic, pelo menos para já, manter-se à frente dos dois maiores craques da atualidade.
Ilhas Faroé Também no Topo e a Posição Portuguesa
Em condições idênticas a Lemajic está Klaemint Olsen, ponta-de-lança de 35 anos do NSÍ Runavík, das Ilhas Faroé. Com 26 golos (26 pontos), o avançado está empatado com Haaland e Mbappé.
Em Portugal, onde o coeficiente da Liga é de 1,5 pontos por golo, o melhor colocado na classificação é Vangelis Pavlidis. O avançado grego do Benfica, com 8 golos no campeonato, soma um total de 12 pontos na corrida.
Esta é uma realidade que já penalizou a Liga portuguesa na época anterior, quando Viktor Gyökeres, com 39 golos, não conseguiu a Bota de Ouro devido ao coeficiente desfavorável, vendo Mbappé levar o galardão com menos 9 golos.







