Argentino nunca celebrou um golo frente aos leões
A temporada do Benfica tem sido fortemente marcada por Ángel Di María, que voltou a ser decisivo na meia-final da Taça da Liga. O argentino apontou dois golos na vitória frente ao SC Braga, garantindo a presença dos encarnados na final e oferecendo uma nova oportunidade para ajustar contas com o Sporting. Apesar de ser o melhor marcador do Benfica na época, com 13 golos, o camisola 11 nunca celebrou um golo validado frente aos leões.
Este dérbi marcará o 15.º confronto de Di María contra o Sporting, um recorde absoluto em comparação com qualquer outra equipa portuguesa que enfrentou desde que chegou a Lisboa, em 2007. As equipas que mais se aproximam são o SC Braga e o Vitória de Guimarães, com 11 jogos cada (e três e um golos marcados, respetivamente), seguidas do FC Porto, contra quem marcou quatro golos em dez jogos, tornando os dragões na sua principal vítima em Portugal.
Apesar de ainda não ter balançado as redes frente ao Sporting, Di María esteve perto em 2024, numa partida das meias-finais da Taça de Portugal. Um golo seu foi anulado por interferência de Tengstedt, que estava em posição irregular e bloqueou a visão do guarda-redes Franco Israel. Esse golo teria empatado o jogo a dois, mas os leões acabaram por vencer por 2-1. O único golo do Benfica nessa partida surgiu dos pés de Aursnes, após assistência de Di María.
As assistências do argentino são, aliás, a sua principal marca nos jogos contra o Sporting. Em 2008, ofereceu um golo ao então jogador Rui Costa, numa derrota por 5-3. Mais recentemente, em 2024, foi dele o passe para Bah marcar no desaire por 2-1, que deixou os leões mais próximos do título nacional.
Apesar de não ter derrotado o rival com golos ou assistências, Di María foi protagonista na conquista da Taça da Liga em 2009. Numa jogada em velocidade, foi travado por Pedro Silva e alegou ter sido com a mão. O árbitro assinalou penálti, o Benfica empatou o jogo (1-1) e venceu o troféu nas grandes penalidades, embora nenhuma delas tenha sido convertida pelo argentino.