Jogo frente ao Arouca teve um significado especial, uma vez que permitiu ao gaurda-redes alcançar uma marca importante na carreira
O jogo frente ao Arouca teve um significado especial para Diogo Costa. O guarda-redes do FC Porto atingiu uma marca impressionante ao completar 100 jogos sem sofrer golos na sua carreira profissional, com 25 anos. Desta centena de “folhas limpas”, 69 foram obtidas ao serviço da equipa principal dos dragões, 16 ao serviço da equipa B, e 15 ao representar a Seleção Nacional. Esta façanha foi alcançada ao fim de 246 partidas, o que significa que Diogo manteve a baliza inviolável em 40,6% dos encontros.
A sua caminhada para este marco começou a 27 de agosto de 2017, numa vitória por 1-0 da equipa B do FC Porto contra o Santa Clara. Naquela altura, Diogo Costa ainda não tinha completado 18 anos, mas já era visto como uma das grandes promessas para a baliza portuguesa. Agora, sete anos depois, com o estatuto de titular indiscutível no FC Porto e na Seleção, o guarda-redes atinge um patamar que poucos conseguem. Curiosamente, Diogo não tinha consciência deste feito e foi o jornal O JOGO que o informou, desafiando-o a partilhar o seu ponto de vista. “Desde logo, já passou algum tempo, o tempo passa muito rápido, desde que comecei. Acima de tudo, acho que é fruto do trabalho e do meu empenho. Mas também, como é normal, não sou só eu em campo, é toda a equipa, por isso não é só o meu trabalho ou o meu protagonismo que permite as ‘clean sheets’, é de toda a equipa”, comentou o guardião.
Questionado sobre qual dos 100 jogos foi o mais exigente em termos de defesas, Diogo Costa recordou um clássico frente ao Sporting, disputado a 20 de agosto de 2022. “Estou-me a lembrar de um jogo que ganhámos ao Sporting aqui em casa por 3-0. Conseguimos manter a baliza a zeros na primeira parte em que estávamos a passar um mau bocado. E na consequência disso, na segunda parte, conseguimos marcar três golos. Podia ter sido um jogo totalmente diferente”, referiu. Naquela partida, mesmo com uma vitória folgada, Diogo Costa foi considerado o melhor em campo.
Agora, após alcançar esta importante marca, o guarda-redes do FC Porto – que é considerado o mais valioso do mundo na sua posição, a par de Giorgi Mamardashvili, segundo o “Transfermarkt” – está pronto para começar a contagem para os próximos 100 jogos sem sofrer golos. Com o embate contra o Manchester United já na próxima quinta-feira, Diogo garante que a sua determinação permanece inabalável: “A minha motivação é a fasquia, que está muito alta. E a responsabilidade também. Agora, cabe-me continuar a trabalhar e a treinar, tentar ser melhor a cada dia que passa para continuar a obter estes registos”, rematou.
Deixamos apenas um curiosidade, é que o ídolo de Diogo Costa, Vítor Baía, atingiu a marca das 100 “clean sheets” de forma ainda mais rápida, ao precisar apenas de 186 jogos, dos quais 12 foram pela Seleção Nacional, com sete desses encontros sem sofrer golos.