Ciclista esloveno vai iniciar a temporada na Volta aos Emirados Árabes Unidos
Tadej Pogačar, ciclista esloveno e atual campeão mundial de fundo, pretende lutar pelo seu quarto título na Volta a França e disputar ainda outra grande Volta, além de marcar presença em várias clássicas. O anúncio foi feito por Joxean “Matxín” Fernández, diretor da equipa UAE Emirates, durante o estágio de pré-época que decorre em Benidorm, Espanha.
Segundo “Matxín”, Pogačar iniciará a sua temporada na Volta aos Emirados Árabes Unidos, que se realiza de 17 a 23 de fevereiro.
“De seguida, estará na Strade Bianche, Milão-Sanremo, na clássica E3, na Gent-Wevelgem, na Volta a Flandres, antes das clássicas das Ardenas [Amstel Gold Race, Flèche Wallone e Liège-Bastogne-Liège]”,detalhou o responsável da UAE Emirates.
O ciclista de 26 anos, que dominou em 2024, voltará ao Tour de France com o objetivo de revalidar o título e igualar o britânico Chris Froome, que detém quatro vitórias na prova.
No entanto, Pogačar ainda não definiu se participará no Giro d’Italia ou na Vuelta a España, uma decisão que dependerá dos percursos das duas corridas. O traçado do Giro será apresentado em janeiro, enquanto o da Vuelta será revelado a 17 de dezembro.
Caso opte por abdicar do Giro, onde é o atual vencedor, Pogacar deverá alinhar no Critério do Dauphiné, entre 8 e 15 de junho, como preparação para a Volta a França, que decorrerá de 5 a 27 de julho.
“Certo é que não fará as três grandes Voltas no próximo ano”, assegurou “Matxín”, confirmando ainda que o esloveno continuará a evitar a Paris-Roubaix, uma das provas mais emblemáticas do ciclismo mundial.
Na companhia de corredores portugueses como João Almeida, Rui e Ivo Oliveira e António Morgado, Pogačar tem também planeado defender o seu título de campeão do mundo nos Mundiais de Kigali, no Ruanda, entre 21 e 28 de setembro. A temporada deverá terminar com a Volta a Lombardia, onde vai procurara o quinto triunfo consecutivo.