Ambos chegam com ritmo competitivo, pois já tinham atuado nas equipas anteriores
Dos seis reforços contratados pelo FC Porto durante a última janela de transferências, dois destacam-se por estarem em melhor forma física e, por esse motivo, poderão estar mais próximos de entrar nas escolhas de Vítor Bruno: Nehuén Pérez e Francisco Moura.
Antes de analisarmos em detalhe as situações do defesa-central e do lateral-esquerdo, importa sublinhar que Samu Omorodion foi o único dos novos reforços que já teve a oportunidade de se estrear com a camisola azul e branca em jogos oficiais. O jovem avançado espanhol, de 20 anos, entrou como suplente no clássico contra o Sporting (0-2), realizado no dia 31 de agosto, substituindo Danny Namaso aos 73 minutos do encontro. O poderoso ponta de lança, adquirido ao Atlético Madrid – embora tenha jogado na época passada por empréstimo no Alavés, ainda procura atingir o seu ritmo competitivo ideal para poder lutar por um lugar de destaque no ataque dos dragões.
Agora, focando-nos nos dois jogadores que podem rapidamente ganhar protagonismo. Embora seja improvável que ambos comecem como titulares na receção ao Farense, no próximo domingo (15h30), a verdade é que Nehuén Pérez e Francisco Moura chegam ao Porto com ritmo competitivo, fruto das suas atuações por Udinese e Famalicão, respetivamente, o que lhes dá boas perspetivas de estrear-se em breve.
No caso de Nehuén Pérez, o defesa-central argentino já tinha disputado três jogos oficiais pela Udinese antes de se juntar ao FC Porto, sendo titular em todos eles: frente ao Avellino (4-0), na 1.ª eliminatória da Taça de Itália, e contra o Bolonha (1-1) e a Lazio (2-1), nas duas primeiras jornadas da Série A. Além disso, Nehuén já passou pelo futebol português, tendo representado o Famalicão na temporada 2019/2020, o que facilita a adaptação, pois a barreira linguística não será um obstáculo.
Quanto a Francisco Moura, o lateral-esquerdo destacou-se no excelente início de temporada do Famalicão, onde foi titular nos quatro primeiros jogos da Liga – Benfica (0-2), Estrela da Amadora (3-0), Boavista (0-1) e Vitória de Guimarães (1-2). A sua qualidade é evidente e, quando surgir a oportunidade de se estrear pelo FC Porto, o jogador promete aproveitar ao máximo.
Em relação aos outros três reforços – Tiago Djaló, Fábio Vieira e Deniz Gul –, o processo de adaptação está a decorrer de forma mais lenta. Este trio ainda precisa de mais tempo e trabalho específico para atingir a sua melhor forma, mas todos têm como objetivo estar prontos para contribuir quando forem chamados.