Afonso Eulálio reagiu com naturalidade à perda da camisola rosa na 14.ª etapa do Giro, reconhecendo a superioridade de Jonas Vingegaard, mas sem baixar os braços. O português da Bahrain Victorious assumiu que o foco passa agora por defender a camisola branca e terminar a prova entre os dez primeiros da classificação geral.
Português traça nova meta
“Estávamos à espera disto. O Jonas é o Jonas, ontem já tinha dito que ele queria esta etapa e limitei-me a lutar até à meta”, assumiu o ciclista português, depois de perder a liderança da geral que segurava desde a quinta etapa.
Eulálio descolou do grupo dos favoritos a cerca de 10 quilómetros do alto de Pila e acabou por terminar a etapa no 15.º lugar, a 2.49 minutos de Vingegaard, novo líder da geral. Ainda assim, com ajuda importante de Damiano Caruso, conseguiu limitar os estragos e preservar o segundo posto da classificação.
Camisola branca no horizonte
Agora a 2.26 minutos do dinamarquês, o português de 24 anos já olha para novos objetivos. “Vou tentar lutar pela camisola branca e também pelo top-10, se tiver boas pernas”, atirou, admitindo que a última semana promete sofrimento, sobretudo em etapas mais duras de montanha.
Apesar da desilusão por perder a liderança, Eulálio mostrou-se satisfeito com a resposta dada numa etapa pouco favorável às suas características. “Foi bastante difícil. Não gosto muito de subidas longas”, confessou, esperando agora por uma jornada mais tranquila antes do último dia de descanso da corrida italiana.






