João Gabriel, antigo diretor de comunicação do Benfica, reagiu de forma dura ao empate frente ao Braga (2-2), deixando fortes críticas à arbitragem de João Pinheiro e à liderança de Rui Costa. Numa publicação nas redes sociais, o ex-dirigente encarnado considerou que o clube perdeu peso institucional no futebol português e está agora fragilizado.
Críticas à arbitragem e ao poder do clube
Na longa reflexão publicada no LinkedIn, João Gabriel apontou várias decisões polémicas no encontro da Luz, considerando que a arbitragem teve influência no resultado. Ainda assim, defendeu que seria redutor atribuir o momento vivido pelo Benfica apenas ao trabalho da equipa de arbitragem, responsabilizando também a estrutura encarnada pelo cenário atual.
“Os árbitros perderam o respeito pelas regras, mas acima de tudo, perderam o respeito pelo Benfica. E perderam-no porque sentiram que o Benfica deixou de ter força, influência, capacidade de pressão e liderança. No futebol português, quando um clube perde peso institucional, rapidamente deixa de ser temido”, escreveu o antigo responsável.
Rui Costa visado
João Gabriel foi ainda mais longe nas críticas dirigidas ao presidente encarnado, considerando que Rui Costa falhou no exercício da liderança institucional. “Hoje ninguém leva Rui Costa verdadeiramente a sério nos corredores do poder do futebol português. Nem na Federação, nem na Liga, nem na arbitragem. E isso é fatal para quem lidera o maior clube português”, atirou.
O antigo diretor de comunicação concluiu que Rui Costa perdeu “influência, respeito e capacidade de proteger o clube”, numa reação que surge num momento de elevada tensão no universo encarnado. O empate com o Braga deixou o Benfica no terceiro lugar da Liga, aumentando a contestação em torno da liderança do clube da Luz.










