Com o GP dos Estados Unidos de F1 a marcar o início da reta final do campeonato, todos os pilotos da grelha já ultrapassaram o limite regulamentar de componentes do sistema de propulsão. Alguns já cumpriram penalizações o que pode influenciar a luta pelo título mundial.
A temporada de 2025 da F1 aproxima-se do desfecho, e com apenas seis Grandes Prémios por disputar, a gestão dos motores e dos sistemas híbridos torna-se um fator decisivo na luta pelo título. À entrada para o Grande Prémio dos Estados Unidos de F1, a análise técnica revela que todos os pilotos já atingiram o número máximo permitido de componentes do sistema de propulsão, conforme estipulado pelo regulamento da FIA.
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— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) April 27, 2021
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O limite técnico da temporada
Segundo as regras vigentes, cada piloto pode utilizar até quatro unidades de motor de combustão interna (ICE), quatro turbocompressores, quatro MGU-H, quatro MGU-K, duas unidades de eletrónica de controlo e duas baterias. A utilização de qualquer componente extra acarreta penalizações na grelha de partida — um detalhe que pode alterar a dinâmica das últimas corridas. Na prática, isto significa que qualquer falha técnica nas rondas finais poderá obrigar as equipas a introduzir novos componentes, com consequências diretas na classificação de largada.
Pilotos já penalizados
Até ao momento, nove pilotos já ultrapassaram o limite permitido e cumpriram penalizações por substituição de componentes. A lista inclui nomes de destaque como Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Pierre Gasly e os jovens Andrea Kimi Antonelli, Franco Colapinto, Oliver Bearman, Isack Hadjar, Yuki Tsunoda e Liam Lawson.
Entre estes, Hamilton, Tsunoda, Gasly, Colapinto e Hadjar foram os que mais alterações realizaram, substituindo praticamente todo o sistema de propulsão. Antonelli e Alonso trocaram todos os componentes exceto a eletrónica de controlo e a bateria, enquanto Bearman manteve a bateria original e Lawson apenas poupou o MGU-K.
Cada substituição adicional implica uma penalização de dez lugares na grelha para o primeiro componente além do limite e cinco lugares por cada unidade subsequente. Caso a soma ultrapasse 15 posições, o piloto é automaticamente relegado para o fundo da grelha.

Impacto na reta final do campeonato
Com o título mundial de 2025 ainda em aberto, a fiabilidade dos motores poderá ser tão decisiva quanto o talento dos pilotos. Equipas como McLaren, Red Bull e Mercedes lutam não só por pontos, mas também por evitar penalizações que possam comprometer as performances dos pilotos nas últimas provas.










