Faltam apurar apenas duas vagas para o Mundial de Clubes

Mundial de Clubes

Mundial de Clubes

Só Arsenal, Barcelona, Atlético de Madrid e RB Salzburgo podem lutar pelos restantes 2 lugares

Dez das doze equipas europeias que irão marcar presença no Mundial de Clubes de 2025 já são conhecidas. Como vencedores da Liga dos Campeões, Chelsea, Real Madrid e Manchester City garantiram o seu lugar no torneio.

Pelo critério de pontos, que seleciona as oito equipas com melhor pontuação no ranking e que não conquistaram o título, já estão qualificados o Bayern de Munique, PSG, Inter de Milão, Borussia Dortmund, FC Porto, Benfica e Juventus. Restam agora apenas duas vagas, que podem ser ocupadas por quatro equipas.

O regulamento estipula que, pelo critério de pontos, apenas um determinado número de equipas de cada país pode se classificar, de modo a não ultrapassar dois clubes por país no Mundial de Clubes de 2025. Isso significa que se um país classificar dois ou mais clubes através da conquista da Liga dos Campeões, não poderá enviar mais nenhuma equipa.

Em Espanha, o Real Madrid já garantiu presença devido à sua vitória na Liga dos Campeões, restando apenas uma vaga (para um total de duas). Esta vaga está sendo disputada entre Atlético de Madrid (65.000 pontos) e Barcelona (59.000 pontos). Isso implica que o Barcelona precisa torcer por uma eliminação precoce do Atlético de Madrid e obter um desempenho superior aos colchoneros para se qualificar.

Quanto à outra vaga, as contas são mais simples. Se o Arsenal, o único clube em disputa que não se qualifica através do critério de pontos, vencer a Liga dos Campeões, garantirá sua presença no Mundial de Clubes. Caso contrário, e considerando que os outros clubes abririam uma vaga adicional, esta será atribuída ao RB Salzburg, que acumula 40.000 pontos e atualmente é o 10º clube mais bem classificado sem acesso direto (Barcelona e Atlético de Madrid, como mencionado, não podem se qualificar simultaneamente).

Exit mobile version