Fatawu rende no imediato 9 milhões ao Sporting

Abdul Fatawu

Abdul Fatawu (Fonte: Transfermarkt)

Leões terão ainda de pagar 50% de uma mais-valia ao emblema que formou o ganês

O Sporting celebra também a promoção do Leicester à Premier League: pois com esta ascensão, os britânicos estão obrigados a acionar a cláusula de compra de Fatawu, avaliada em 17 milhões de euros.

Entretanto, tal como a SAD verde e branca mencionado nos últimos relatórios e contas, a venda de Fatawu implicaria sempre a partilha de 50% da mais-valia com o clube que o transferiu para Alvalade. Recorda-se que a aquisição do ganês foi realizada por 1,2 milhões de euros junto do Steadfast (com mais 50% de uma futura mais-valia).

Assim sendo, o Sporting terá de repartir 50% da referida mais-valia, que neste caso totaliza 15,8 milhões de euros: ou seja, dos 17 milhões pagos pelo Leicester, 7,9 milhões revertem para o Steadfast.

A Sporting SAD ficará com o remanesceste, o que equivale a 9,1 milhões de euros.

Obviamente que, mais lá para a frente,

será necessário deduzir (dos 17 milhões pagos pelo Leicester) 2,5% para o mecanismo de solidariedade (o jogador chegou a Alvalade aos 19 anos) e a comissão do agente (estimada em 10%). Isso significa que tanto o Sporting como o Steadfast ficarão com menos cerca de um milhão.

No entanto, esses cálculos serão realizados posteriormente e dependem de várias avaliações contabilísticas. No presente momento, o Sporting tem direito a 9,1 milhões de euros e o clube ganês a 7,9 milhões.

Exit mobile version