O FC Porto anunciou esta quarta-feira uma contratação surpreendente e com um enorme peso histórico para a sua estrutura de futebol: Bertino Miranda, o ex-árbitro assistente internacional que ficou para sempre ligado ao icónico e polémico golo de Maicon no Estádio da Luz, em 2012. O antigo juiz, eleito o melhor do mundo nesse mesmo ano, vai agora assumir funções de assessoria e formação na área da arbitragem para o clube azul e branco.
Numa movimentação estratégica que promete dar que falar no futebol português, o FC Porto foi buscar um nome de peso e de memória indelével para reforçar a sua estrutura. Bertino Miranda, um dos mais conceituados árbitros assistentes portugueses da sua geração, passa a integrar o clube, trazendo consigo uma vasta experiência dos relvados e dos bastidores da arbitragem.
O Momento que Fica na História: O Golo de Calcanhar de Maicon… e a Bandeira que Não Subiu
Para a maioria dos adeptos, em particular os do FC Porto e do Benfica, o nome de Bertino Miranda transporta-os de imediato para a noite de 2 de março de 2012. Nesse clássico decisivo no Estádio da Luz, a contar para a época 2011/12, Bertino Miranda era o árbitro assistente que validou o golo de calcanhar de Maicon aos 87 minutos. O lance, que deu a vitória por 3-2 aos dragões, foi crucial para a conquista do título e tornou-se um dos momentos mais celebrados na história recente do FC Porto e um dos mais contestados pelo rival. A decisão de não assinalar fora de jogo ficou para sempre associada ao seu nome.
De Árbitro de Elite a Assessor no Dragão: O que Vai Fazer Bertino Miranda?
Treze anos depois desse momento histórico, Bertino Miranda regressa ao universo portista, mas numa função completamente diferente. O ex-árbitro terá como missão prestar “assessoria e formação na área da arbitragem e leis de jogo”.
O objetivo do FC Porto com esta contratação é manter atletas, treinadores, dirigentes e todos os colaboradores do clube, desde as equipas profissionais (masculina e feminina) até às camadas de formação, devidamente atualizados e sensibilizados para as especificidades e a constante evolução das leis e dos procedimentos da arbitragem no futebol.
Um Currículo de Prestígio (Para Além da Polémica)
Apesar de a sua ligação ao FC Porto na memória coletiva estar marcada pelo golo de Maicon, o currículo de Bertino Miranda vai muito além disso. Precisamente em 2012, o ano do famoso clássico, foi considerado o melhor árbitro assistente do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Nesse mesmo ano, integrou a equipa de arbitragem liderada por Pedro Proença que esteve presente na final da Liga dos Campeões e na final do Campeonato da Europa.
Depois de se retirar da arbitragem profissional em 2016, continuou ligado ao setor, integrando o Conselho de Arbitragem da FPF e dedicando-se à instrução de árbitros, incluindo na área do VAR, o que lhe confere um conhecimento profundo dos mecanismos atuais da arbitragem.