Avançado de 20 anos vai ter a oportunidade de ser a referência atacante dos dragões
O FC Porto atravessa um momento delicado, somando quatro derrotas consecutivas, algo que não acontecia há mais de 60 anos. No domingo, os dragões recebem o Santa Clara no Estádio do Dragão, mas terão de lidar com a ausência de três peças-chave: Nico González, Stephen Eustáquio e Samu, todos suspensos.
Nico González, jovem avançado espanhol, é o melhor marcador dos portistas na Liga, com 13 golos e duas assistências. Apesar de ser uma peça fundamental na finalização, vive um jejum de quatro jogos sem marcar, o mais longo desde que chegou ao clube. Foi expulso pela primeira vez na carreira após um desentendimento verbal com o árbitro Fábio Veríssimo no final do jogo contra o Gil Vicente. Além de falhar o confronto com o Santa Clara, o jogador também não estará disponível para o duelo da Liga Europa frente ao Maccabi Tel Aviv, em Belgrado, devido à acumulação de cartões amarelos.
Com a ausência de Samu, habitual referência no ataque, surge uma oportunidade para Deniz Gul, um jovem avançado de 20 anos que tem mostrado potencial. Gul, que optou recentemente por representar a seleção principal da Turquia, já deu nas vistas em partidas contra o Nacional e o Gil Vicente, embora o FC Porto tenha saído derrotado em ambas.
O jovem atacante ainda não foi titular na Liga nem na Liga Europa. No campeonato, soma 127 minutos em cinco jogos e um golo, apontado na goleada por 4-0 frente ao Arouca. Em competições europeias, jogou apenas 56 minutos em quatro partidas, tendo marcado um golo na derrota por 3-2 frente ao Bodo/Glimt. A única vez que começou de início foi na vitória por 2-0 contra o Moreirense, nos quartos de final da Taça da Liga, disputados em Aveiro devido à interdição do Estádio do Dragão.
Deniz Gul também enfrentou dificuldades esta época, incluindo uma lesão na anca em novembro que o afastou de dois jogos. Agora, está recuperado e motivado para assumir o protagonismo em dois encontros de elevada importância para os dragões.
O Santa Clara tem estado em excelente forma no campeonato, mas o FC Porto precisa urgentemente de quebrar a sequência negativa. Na Liga Europa, a situação é igualmente complicada, com a equipa em zona de eliminação (25.º lugar). Ainda assim, uma vitória frente ao Maccabi Tel Aviv será suficiente para garantir a passagem ao play-off da competição.