O FC Porto apresentou, nesta quarta-feira, à UEFA a lista de jogadores que irão representar o clube nas competições europeias da presente temporada.
A lista A, composta por 25 atletas, conta com os recém-chegados Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Fábio Vieira, Deniz Gül e Samu Omorodion, que se juntam aos nomes já conhecidos do plantel portista.
Uma das principais novidades é a ausência de Marcano na primeira fase da Liga Europa. O experiente defesa central não foi inscrito na Lista A, o que abre portas a outros jogadores para ganharem minutos de jogo nas competições europeias.
A Lista B, por sua vez, apresenta um leque de jovens promessas formadas nas camadas jovens do clube. A decisão de incluir estes jogadores foi facilitada pela regra da UEFA que permite inscrever na Lista B atletas nascidos a partir de 1 de janeiro de 2003. Desta forma, o treinador Vítor Bruno terá à sua disposição um grupo de jogadores com grande potencial para o futuro.
Lista A:
Guarda-redes: Diogo Costa, Cláudio Ramos e Samuel Portugal
Defesas: João Mário, Tiago Djaló, Zé Pedro, Francisco Moura, Nehuén Pérez, Otávio, Zaidu e Wendell
Médios: Fábio Vieira, Grujic, Alan Varela, André Franco, Eustáquio e Nico González
Avançados: Gonçalo Borges, Samu, Namaso, Fran Navarro, Deniz Gul, Pepê, Galeno e Iván Jaime
- Novos reforços: A presença dos recém-chegados reforça as ambições do FC Porto nas competições europeias, trazendo mais qualidade e versatilidade ao plantel.
- Ausência de Marcano: A não inscrição de Marcano abre espaço para a rotação e para a promoção de outros defesas, como Pepe ou David Carmo.
Lista B:
Guarda-redes: Gonçalo Ribeiro e Diogo Fernandes
Defesas: Martim Fernandes, Gabriel Brás e Martim Cunha
Médios: Vasco Sousa e Rodrigo Mora
Avançados: Gonçalo Sousa
- Jovens promessas: A Lista B é composta por jogadores que têm vindo a destacar-se nas equipas de formação do FC Porto e que agora terão a oportunidade de mostrar o seu valor ao mais alto nível.
- Futuro do clube: A aposta em jogadores jovens demonstra a estratégia do FC Porto de investir na formação e de construir um futuro promissor.
Com esta lista, o FC Porto inicia a sua caminhada na Liga Europa com um plantel competitivo e com um leque de opções para o treinador Vítor Bruno. A expectativa é que os dragões possam alcançar bons resultados e fazer uma boa campanha na competição.