O FC Porto e o Benfica já estão garantidos na primeira edição do novo Mundial de Clubes, que se realizará no verão de 2025, nos Estados Unidos da América.
Quem avança com a notícia é A BOLA: A decisão foi tomada pela FIFA e baseia-se no ranking da UEFA, com algumas alterações. Como “A Bola” apurou, apenas os resultados obtidos nos últimos quatro anos na Liga dos Campeões contam para a classificação, sendo que as pré-eliminatórias não são contempladas.
O FC Porto ficou logo garantido na prova, por já ter sido campeão europeu em 2022/23. O Benfica garantiu a sua presença na competição graças à eliminação do Shakhtar Donetsk, que era o último clube que poderia ameaçar a posição dos encarnados no ranking.
Com a presença de dois clubes portugueses, Portugal é um dos países mais representados no novo Mundial de Clubes. A América do Sul também terá três representantes, com o Brasil a ser o país com mais equipas na prova, com três.
O novo Mundial de Clubes terá um formato alargado, com 32 equipas a participarem. A competição será disputada em oito grupos, com os primeiros de cada grupo a avançarem para os quartos-de-final.
A presença no Mundial de Clubes é um importante prémio para os clubes, não só pelo prestígio, mas também pelo valor financeiro. Estima-se que o bolo a dividir pelos 32 clubes participantes seja de 2,5 mil milhões de euros.
50 milhões garantidos
A participação no Mundial de Clubes garante um prémio de 50 milhões de euros. Depois, existem bónus pelos resultados desportivos, com o vencedor a poder sair dos EUA com 100 milhões de euros no bolso.
O novo Mundial de Clubes será realizado de quatro em quatro anos, com a primeira edição a ter lugar em 2025.
FONTE: A BOLA