O clima interno na Ferrari degrada-se em plena crise de resultados e Leclerc pondera o futuro fora de Maranello.
A Ferrari vive um momento de instabilidade que ameaça o futuro na F1. Após uma temporada de 2025 marcada por falhas estratégicas, ausência de vitórias, até à data, e uma crescente e cada vez mais palpável tensão interna, o nome de Charles Leclerc — até há pouco tempo o rosto do projeto desportivo de Maranello — já não é garantia para 2027.Nomes como Piastri e Bortoleto surgem como potenciais substitutos, numa reestruturação que pode redefinir a Ferrari após 2026.

Segundo o jornal suíço Blick, a escuderia italiana tem vindo a avaliar alternativas ao piloto monegasco, com Oscar Piastri e o brasileiro Gabriel Bortoleto a figurarem na lista de potenciais substitutos. A revelação surge num momento delicado, em que a Ferrari tenta estancar a crise e preparar a transição para o novo ciclo técnico da F1, que começa em 2026.
Clima de tensão em Maranello
De acordo com o Corriere dello Sport, o ambiente nas garagens da Ferrari em Singapura foi particularmente tenso. No sábado de qualificação, o chefe de equipa Frédéric Vasseur e o engenheiro-chefe Matteo Togninalli terão protagonizado uma discussão acalorada, reflexo da frustração acumulada com os maus resultados, cada vez mais inexplicáveis.
Ao mesmo tempo, foram vários os engenheiros que manifestaram desagrado com a postura pública de Leclerc, que tem multiplicado críticas ao desempenho do SF-25. O piloto sente-se “abandonado” por uma estrutura que, segundo ele, “não tem acompanhado o ritmo de evolução de Red Bull, Mercedes e McLaren”.
O staff de Leclerc admite que o piloto está a ponderar o futuro “com mais cabeça e menos coração”, deixando aberta a porta para uma mudança de equipa em 2027 — o que colocaria fim a uma ligação que começou em 2019.
WPW can only stand for one thing 😉👇 pic.twitter.com/kaU6dHuHzT
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) October 8, 2025
Oscar Piastri: o nome mais desejado
Entre os nomes apontados como possíveis sucessores, Oscar Piastri surge no topo da lista. O australiano, atualmente líder do Mundial de Pilotos, tem sido um dos destaques de 2025, mas o seu relacionamento com a McLaren mostra igualmente sinais de desgaste.
As polémicas ordens de equipa têm gerado desconforto entre Piastri e Lando Norris. No GP de Itália, o jovem piloto teve de ceder o segundo lugar ao companheiro de equipa após um erro estratégico nos boxes. Em Singapura, o incidente de corrida entre ambos — quando Norris tocou na traseira do carro de Piastri na largada — só agravou o mal-estar, com o australiano a reclamar publicamente uma resposta da equipa.
Embora tenha contrato de longo prazo com a McLaren, o Blick indica que existem cláusulas de saída que podem ser ativadas em circunstâncias específicas, o que mantém a Ferrari atenta à evolução do caso.
Oscar Piastri, irónico sobre Ferrari:
— MotorCriolloF1 (@MotorCriollof1) October 3, 2025
“Espero que Ferrari algún día invente espejos en el auto”👀🔥
Seguinos y compartí 🔁#Piastri #Ferrari #OscarPiastri #Video #F1 #Formula1 #viral pic.twitter.com/7OswCI8v1f
Gabriel Bortoleto: aposta para o futuro
No caso de Gabriel Bortoleto, o cenário é diferente. O jovem piloto brasileiro, atualmente ao serviço da Sauber, tem impressionado a estrutura técnica da Ferrari com a sua consistência e ritmo competitivo.
Com 18 pontos conquistados até ao momento e 13 largadas à frente de Nico Hülkenberg, Bortoleto tem demonstrado maturidade e potencial para integrar uma equipa de topo. O facto de a Sauber ainda utilizar unidades de potência Ferrari facilita o diálogo entre as partes.
No entanto, a partir de 2026, a Audi assumirá completamente a operação de Hinwil — o que significa que Bortoleto estará sob contrato com os alemães. Ainda assim, o Blick refere que a Ferrari poderá negociar a sua transferência para 2027, dependendo da reorganização do grid após a chegada da nova era técnica da F1.
Futuro incerto também para Hamilton
O jornal suíço menciona ainda que o futuro de Lewis Hamilton, contratado pela Ferrari em 2024, também não é garantido para 2027. Aos 42 anos, o heptacampeão enfrenta uma temporada difícil e, embora continue comprometido com o projeto, há dúvidas sobre a sua continuidade a longo prazo.
Com seis corridas ainda por disputar em 2025 e um novo regulamento prestes a entrar em vigor, a verdade é que a Ferrari encontra-se numa encruzilhada desportiva e estratégica.











