Sugestão foi apresentada pelo presidente da Federação Uruguaia
A FIFA anunciou esta quinta-feira que irá avaliar “uma proposta para um Mundial com 64 equipas em 2030 para celebrar o centenário”. A informação foi confirmada à agência Reuters por um porta-voz do organismo que gere o futebol mundial.
De acordo com a mesma fonte, a proposta surgiu espontaneamente durante a secção de assuntos diversos na reunião do Conselho da FIFA, realizada a 5 de março. Segundo o jornal New York Times, a sugestão foi apresentada por Ignacio Alonso, presidente da Federação Uruguaia de Futebol. O Uruguai será um dos países anfitriões dos três jogos inaugurais do torneio, juntamente com a Argentina e o Paraguai, numa iniciativa que visa celebrar a primeira edição do Mundial, disputada em 1930, no Uruguai.
Portugal, Espanha e Marrocos são os organizadores oficiais do torneio e têm previsto acolher os restantes 101 jogos da competição. Estes seis países já garantiram automaticamente a presença na fase final da prova.
“A FIFA tem o dever de analisar qualquer proposta de um dos membros do Conselho”, declarou o porta-voz do organismo à Reuters. No entanto, segundo o New York Times, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, considerou a ideia “interessante”.
O Mundial de 2026, que será organizado conjuntamente pelos Estados Unidos, Canadá e México, marcará a estreia do formato alargado com 48 seleções. A intenção inicial da FIFA era manter este modelo para 2030, após décadas em que a fase final da competição contou apenas com 32 equipas, até à edição de 2022