FIFA pede às emissoras europeias que paguem um preço justo pelos direitos de transmissão do Mundial feminino de futebol

Portugal futebol feminino

Portugal futebol feminino

Presidente da FIFA, Gianni Infantino, critica falta de interesse das emissoras e afirma que competição não será transmitida se ofertas não forem justas. Seleção portuguesa participará do torneio.

Gianni Infantino, o presidente da FIFA, pediu às principais emissoras televisivas europeias que paguem um preço justo pelos direitos de transmissão do Mundial feminino de futebol, durante uma reunião com a líder da Organização Mundial do Comércio em Genebra.

Este apelo foi reiterado num comunicado divulgado pelo organismo que gere o futebol mundial. O presidente da FIFA criticou o desinteresse das emissoras europeias, nomeadamente as dos países com as ligas de futebol mais competitivas, por oferecerem propostas “dececionantes”. A seleção portuguesa participará nesta competição, que ocorrerá na Austrália e Nova Zelândia, e ainda não está garantida a sua transmissão para a Europa.

Infantino afirmou que é uma “obrigação moral e legal não subestimar o Mundial feminino de futebol” e que, caso as ofertas continuem a não ser justas, a competição não será transmitida para os países europeus das “big five” [as cinco principais ligas]. As emissoras públicas, em particular, têm o dever de promover e investir no desporto feminino, acrescentou o presidente da FIFA. A organização aumentou os prémios e compensações da competição para 143 milhões de euros, triplicando o valor atribuído em 2019.

Infantino reconheceu que, devido à diferença horária, as transmissões dos jogos na Europa podem não ter o melhor ‘timing’, mas considerou que isso “não pode servir como desculpa”. “Transmitir jogos às 09:00 ou 10:00 da manhã na Europa já é razoável”, disse. Caso não sejam alcançados acordos de transmissão, a FIFA está a estudar a possibilidade de transmitir online os jogos da competição, que decorrerá entre 20 de julho e 20 de agosto.

A seleção portuguesa, que se estreia em Mundiais, enfrentará os Países Baixos (23 de julho), o Vietname (27) e, no último jogo do grupo E, os Estados Unidos (01 de agosto).

Exit mobile version