Primeiro golo do Boca Juniors frente ao Benfica foi atribuído como autogolo do central argentino
Mudança de decisão após análise detalhada
A FIFA anunciou, na noite desta quinta-feira, uma retificação oficial relativamente ao primeiro golo do Boca Juniors no empate (2-2) frente ao Benfica, na 1.ª jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes. O lance, inicialmente atribuído a Miguel Merentiel, foi agora considerado um autogolo de Nicolás Otamendi.
«A FIFA confirma que o golo marcado pelo CA Boca Juniors aos 21 minutos de jogo foi alterado para um autogolo do jogador número 30 do SL Benfica», informou o organismo, através de um comunicado publicado nas plataformas oficiais.
Otamendi com golo… nas duas balizas
Curiosamente, o defesa-central argentino, capitão do Benfica, já tinha sido um dos destaques da partida, tendo marcado o golo do empate (2-2) com um cabeceamento certeiro. Agora, com a correção estatística, passa a figurar como autor de dois golos no encontro — um em cada baliza.
A prestação sólida de Otamendi, que foi eleito para o onze ideal da primeira jornada do torneio, ganha assim um tom agridoce, já que a retificação oficial mancha parcialmente o desempenho individual que havia sido elogiado.
Benfica entra em campo esta sexta-feira
Os encarnados voltam à ação esta sexta-feira, às 17h00 (hora de Portugal Continental), diante do Auckland City, da Nova Zelândia, em jogo decisivo da 2.ª jornada da fase de grupos. Após o empate diante do Boca Juniors, uma vitória — idealmente com muitos golos — poderá ser determinante para garantir um lugar nos oitavos de final, num grupo onde também está o poderoso Bayern Munique.
A alteração do marcador frente ao Boca pode influenciar o critério de desempate da diferença de golos, sendo, por isso, ainda mais relevante para o desfecho do grupo.