Uma qualificação com muita intensidade e disputada até ao fim e uma que vem confirmar, ao que tudo indica, a superioridade atual da equipa Mclaren.
Foi entre a Mercedes e a Mclaren que a luta da qualificação começou, com a Ferrari no encalce, também ela com um ritmo muito positivo. Sem grandes distâncias temporais entre vários pilotos, todas as sessões de qualificação ficaram marcadas por um equilíbrio evidente.
Verstappen e a Red Bull também deixaram antever algumas melhorias, contudo, nas decisões finais da Q3, ficaram muito aquém, não indo além de um sétimo e oitavo lugar para Verstappen e Pérez respetivamente.
A Mercedes, que havia deixado boas indicações, principalmente na TL3, acabou igualmente por perder algum ímpeto, conseguindo, ainda assim, ocupar a terceira posição com Russel e Hamilton na sexta posição.
A Ferrari, apesar das anunciadas atualizações, não foi além de um quarto e quinto lugar para Leclerc e Sainz, que não sendo bom ou o pretendido, não deixa de mostrar alguma melhoria na sua performance.
No topo, a dobradinha laranja, com a Mclaren a confirmar o excelente momento que ultrapassa. Norris repetiu a façanha alcançada nos Páises Baixos e repete a pole, logo seguido de Piastri a apenas 0.109s. Aliás, é importante referir que os primeiros seis pilotos estão todos muito abaixo do meio segundo de diferença, com Lewis Hamilton a uns escassos 0.186s do líder.
Na imagem abaixo pode consultar a liste de tempos e ordem da grelha de partida para a corrida de amanhã.
An absolutely BREATHTAKING qualifying session 😮💨
— Formula 1 (@F1) August 31, 2024
And here's the result at the end of it! 👇#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/iX9mO7W5ck
O Grande Prémio de Itália, Monza, decorre amanhã às 14h de Portugal Continente.