Orçamento e plano de atividades foram aprovados por unanimidade
Em nota oficial, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que, na Assembleia Geral (AG) realizada, foi aprovado um orçamento histórico de 120,4 milhões de euros (ME) para a temporada 2024/25, sendo o maior valor já registrado pela entidade. Durante a AG, que contou com a participação de 72 delegados (59 presencialmente e os restantes por videoconferência), também foi aprovado um voto de louvor à Direção pelos sucessivos resultados financeiros positivos.
Fernando Gomes, presidente da FPF, destacou que está previsto um lucro de 7,1 ME para 2024/25, representando um aumento de 5,6 ME em comparação à temporada anterior. A projeção de receitas da Federação aponta que a maior parte virá de atividades desportivas, com estimativa de 48 ME, e de direitos televisivos, patrocínios e atividades comerciais, somando 53 ME, o que representa um aumento de 10,5 ME face a 2023/24. Parte significativa desse montante está associada à Taça de Portugal, permitindo o aumento dos prémios tanto nas competições masculinas quanto femininas.
Fernando Gomes mencionou ainda que a FPF prevê ultrapassar os 240 mil praticantes de futebol e destacou a continuidade do programa “A Hora dos SuperQuinas”, que envolverá na próxima época 70 mil alunos de 1.200 escolas de 308 municípios.
Após a AG ordinária, que teve como objetivo a apreciação e votação do orçamento e plano de atividades para 2024/25, realizou-se uma Assembleia Geral Extraordinária. Nesta sessão, foi aprovada por unanimidade a concessão do título de sócio honorário a Pedro Miguel Pereira Dias, ex-dirigente da FPF e atual Secretário de Estado do Desporto, em reconhecimento aos serviços relevantes prestados à Federação.
Nicolau Tolentino Rodrigues de Castro foi distinguido como Sócio de Mérito da FPF, por proposta da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), da qual foi um dos fundadores. A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) juntou-se à Direção da FPF para louvar Artur Soares Dias, Paulo Soares, Pedro Ribeiro e Tiago Martins pela presença na final da Conference League.
Outras distinções incluíram João Pinheiro, Luciano Maia e Bruno Jesus pela participação no Mundial de sub-17, Miguel Nogueira e Nélson Pereira pelo Europeu de sub-17, e Sérgio Soares, que esteve no Mundial de futebol de praia. A seleção nacional de sub-17 também foi louvada por alcançar a final do Campeonato da Europa.
Na mesma AG Extraordinária, foi votado e aprovado o Regulamento Disciplinar das competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, anteriormente aprovado pela Assembleia Geral desse organismo em 23 de abril de 2024.